sábado, agosto 04, 2012

HOJE HÁ FESTA EM AGUAS SANTAS DA HERDADE

NO SANTUÁRIO DE ÁGUAS SANTAS
DA HERDADE, ONDE AS QUALIDADES
MEDICINAIS DA ÁGUA VEM DESDE
HÁ MUITAS, MUITAS GERAÇÕES
DE ALENTEJANOS ,A SER VISITA-
DA ,NA PROCURA DAS MELHORAS
DAS SUAS MALEITAS, VAI HOJE
HAVER FESTA.





Recordo aqui uma pequena crónica que publiquei aqui na tua CASA DAS PORIMAS sobre AGUAS SABTAS DA HERDADE, o local onde hoje vamos ter as Ceifeiras de Entradas e os acordeons a animar a festa.


AGUAS SANTAS DA HERDADE
UM LUGAR PERDIDO NA
PLANÍCIE COM ÁGUAS
MILAGROSAS.

No final deste ultimo Verão visitei um lugar improvável no meio da planície alentejana.

Fica no caminho Almodôvar - Mertola,perto de São João dos Caldeireiros, algures no meio de nada.Para lá chegar há que enfrentar, depois de sair da estrada, um caminho poeirento mas muito belo, cheio de narureza e cheiro a terra.


As Águas Santas são assim uma espécie de "quase-termas", não como Vimeiro ou Vidago, não têm Hoteis nem piscinas, e até nem tem árvóres frondosas ou sombras, mas que as águas da sua nascente curam, là isso curam, dizem as pessoas que lá vão bebê-las ou nelas banhar-se.
A água sabe a ovos podres, mas depois de ingerir um copo dela, logo vem dois ou três profundos arrôtos e uma agradável sensação de bem estar.


Em vez de hoteis por lá existem umas casas simples , umas mesas e uma banheira talhadas em pedra.


Há muitos anos, contaram-me ,havia famílias inteiras que ali acampavam, por vezes durante uma semana, para bebendo e banhando-se na água da nascente, procurarem a cura de males de reumático e estômago.
Muitas vezes vinham a pé de muitos kilómetros, ou de carroças puxadas a bestas cavalares.



"Natureza da água:
Sulfúrea sódica

Indicações ( de populares):
Doenças músculo-esquelética, (reumático) estômago e da pele

Como se fazem os tratamentos

Aquecem a água da nascente, e transportam-na para as banheiras, o que não é tarefa fácil, já que da nascente ao local de aquecimento a fogo directo vão 20 m. Depois de aquecida é transportada em baldes para as banheiras que se encontram nas duas construções a 30 e a 40 m. "Cada banho leva 12 baldes, metade fria e metade quente."

Instalações/ património construído e ambiental


Neste local da Ribeira de Oeiras há um vau de passagem para veículos, e a montante uma poltra para a passagem de pessoas, a jusante da nascente. O local da nascente é no próprio leito da ribeira, num pequeno poço de secção rectangular (70 x 50 cm). A água emerge de uma fissura da rocha a 1,5 m de profundidade, num caudal que deverá rondar os 20 litros/minuto (pelo tempo de encher 50 l. Na margem direita, a 20 m da ribeira, encontra-se o local onde se aquece a água, dois muros baixos em pedra paralelos, sobre os quais se colocam bidões de 200 litros para onde a água é bombeada. A uma distância de 30 m, a uma cota mais elevada, encontram-se três casas, em bom estado de conservação. Uma destas casas é actualmente utilizada como armazém e as outras duas servem de alojamento aos aquistas, num total de 10 quartos cada um, com a banheira de cimento a nível inferior ao chão.
É também nesta margem que se encontra o pequeno bar e o recente parque de merendas da junta de freguesia.

Na margem esquerda encontram-se mais duas casas. A primeira tem um pátio com parreira, caiada anualmente; a outra é um balneário em ruínas, com três tinas em cimento."

Historial
Com uma curta menção em "Águas e Termas Portuguesas" (1918: 15): “No concelho de Mértola existem várias nascentes de águas minero-medicinais, sulfurosas, uma na margem esquerda do Guadiana, muito próxima da sede de concelho; outra na chamada Ribeira de Oeiras, da freguesia de S. João dos Caldeireiros, a 12 km da vila; e outra ainda na mesma ribeira, próximo ao chamado Monte das Mourenas." As casas foram construídas nas décadas de 1930-40 pelos proprietários das herdades que confinam com a nascente, como zona balnear e terapêutica para seu gozo e de seus amigos.


Em 2004 a Junta de Freguesia de S. João de Caldeireiros, com o apoio do Programa Leader + , mandou construir uma zona de merendas junto da Ribeira de Oeiras,


conforme reza a placa: “Parque de Merendas da Água Santa da Herdade de Santa Maria/ 2004/ Património: F. de S. João de Caldeireiros”. Este parque consiste numa série de


mesas e bancos em cimento, à sombra de esteiras de canas, onde crescem uns tímidos plátanos. A zona, segundo um dos testemunhos, é bastante procurada ao fim-de-semana.
"

É um local a visitar, sobretudo se se padece do estômago ou de reumático, dizem
.

A CASA DAS PRIMAS recomenda uma saltada até lá na tarde de hoje.