sexta-feira, dezembro 07, 2012

amanhã ,em ENTRADAS, APRESENTAÇÃO DO DISCO DAS "CEIFEIRAS DE ENTRADAS"

.

AS CEIFEIRAS DE ENTRADAS APRESENTAM
O SEU DISCO "CHÃO" PERANTE AS GENTES
DA SUA TERRA AMANHÃ PELAS 5 DA TARDE
NO CENTRO RECREATIVO DE ENTRADAS.




Apresentação do Disco "Chão" - As Ceifeiras de Entradas
8/12/2012 -




Iniciativa inserida no âmbito das Comemorações dos 500 Anos do Foral de Entradas

CHÃO é o disco de estreia do grupo coral feminino “As Ceifeiras de Entradas”.
Pretende-se com a edição desta obra homenagear o cante das mulheres de Entradas e, em nome da memória, imortalizar este grupo Entradense que, ao longo dos últimos anos, tem honrado o nome desta vila.

Convidados

“Os Ganhões” de Castro Verde
“As Camponesas” de Castro Verde
Grupo “Campaniça Trio”

17h00 |Centro Recreativo de Entradas

Organização: Cortiçol.
Colaboração: Comissão Organizadora dos 500 Anos do Foral de Entradas.
Apoio: Câmara Municipal de Castro Verde. Junta de Freguesia de Entradas.




CANTE. Não é apenas mais um disco!! No dia 8 de Dezembro, o grupo coral As Ceifeiras de Entradas vai lançar um "Chão" que junta cante e piano, memórias e algumas impressões pessoais. É um disco diferente!

Podia ser apenas mais um disco como tantos outros. Com a sua arte, os saberes de cada cantadeira e a competência da produção. Um disco de cante alentejano, tradicional e inteiramente preso aos cânones das nossas modas. Mas este disco não é assim!
Gravado nos últimos dois meses, "Chão" é um documento que deverá ficar para a história do cante alentejano. Para isso, na sua parte mais relevante, muito contribui a interpretação sentida das Ceifeiras de Entradas, que ganharam fôlego para este trabalho a partir dos ensaios de David Pereira – jovem cantador e tocador de viola campaniça que, por exemplo, integra neste momento o projecto Campaniça Trio.
Quanto ao disco, há três factores que o vão ajudar a distinguir-se: um pianista e o seu piano; 12 impressões pessoais sobre outras tantas cantigas; e a partilha de uma moda entre estas Ceifeiras de agora e os antigos Ceifeiros de Entradas, numa espécie de "dueto" que passa o testemunho entre gerações de uma mesma terra.
"Com este ‘Chão’ pretendemos homenagear a nossa memória colectiva através do cante das mulheres da nossa terra. Este ‘Chão’ paira na lembrança de muitos de nós" – destaca Napoleão Mira, produtor-executivo do CD que será lançado no dia 8 de Dezembro, em Entradas, numa iniciativa que integra o programa de comemoração dos 500 anos do Foral daquela vila.
"Chamámos-lhe ‘chão’ porque foi dele que nascemos! Dele partimos e a ele (sempre que podemos!) regressamos. Chão é comunhão, é partilha. Seja ela em forma de seara, vereda ou calçada. Por isto e por muito mais, podemos encontrar neste trabalho a alma dos que o calcorrearam enquanto as suas vidas duraram", adianta o mesmo responsável.
Como se disse, o disco conta com uma participação muito especial que o torna, também, distinto de outras obras de cante alentejano. Falamos do pianista António César, professor do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, que criou uma peça para acompanhar a moda "Verão".
"Esta é uma faixa da minha inteira responsabilidade. Gosto especialmente desta moda e queria que lhe fosse introduzida a carga dramática que o piano lhe podia acrescentar", explica Napoleão Mira, que aguarda com expectativa a reacção do público perante o resultado final.
Um desfecho que, como se referiu, acumula outros esforços de inovação. É o caso do "dueto" muito especial entre o antigo grupo coral Os Ceifeiros de Entradas que, a partir de um disco gravado nos anos Sessenta, se juntaram ao actual grupo feminino.
"A ideia surgiu numa reunião da Cortiçol, onde o presidente, António José Brito, lançou esse repto. Depois foi só aprimorar a ideia, tanto ao nível técnico como estético. E encontrar a melhor solução possível para essa entrega de legado", explica.
A moda vai abrir o disco e Napoleão Mira entende que essa opção é "como se fosse um imaginário encontro entre os dois grupos, onde os homens passam às mulheres o testemunho e a responsabilidade de continuarem a dignificar o cante de Entradas".
Uma das particularidades deste primeiro CD das Ceifeiras de Entradas é o "book" de apresentação que acompanha o disco. Não se trata de um folheto minimalista, que resume o nome das modas e os responsáveis técnicos pela obra. Para enriquecer o projecto e dar-lhe ainda mais vida, foram envolvidas várias pessoas a quem foi feito um desafio: ler as palavras de uma moda e reescrever em prosa, ou não, tudo aquilo que lhe suscitaram!
"O resultado foi melhor do que esperava. Agora temos 12 textos de grande entrega e garantida qualidade que, a par das fotografias do José Tomé Máximo, irão dignificar o cante destas mulheres", enaltece Napoleão Mira, que não esconde o "árduo trabalho" que este disco teve, "não só por envolver muita gente, mas também por ser a primeira vez que o grupo registou para a posteridade as suas vozes".
Produzido pela Cortiçol – Cooperativa de Informação e Cultura de Castro Verde, onde As Ceifeiras integram o Departamento Cultural, a obra contou com "apoios muito bons" da Câmara Municipal de Castro Verde e da Junta de Freguesia de Entradas. A estreia está agendada para o dia 8 de Dezembro (sábado), no Centro Recreativo de Entradas.