quinta-feira, junho 05, 2014

ENCONTRO DE COROS NO 21º..ANIVERSÁRIO DA FREGUESIA DO FEIJÓ

.
COMO JÁ AQUI TEM SIDO DITO, NO
CONCELHO DE ALMADA,E COM AINDA
MAIOR INCIDÊNCIA NA FREGUESIA
DO FEIJÓ-LARANJEIRO, É GRANDE
O NÚMERO E A PERCENTAGEM DE
ALENTEJANOS E SEUS DESCENDEN-
TES.


Daí que, não há rua nem Praça, onde não haja ,casa sim,casa sim, uma familia que não tenha vindo do Alto ou do Baixo Alentejo , sendo a pronuncia mais ouvida nas ruas, cafés ou mercados, a doce forma de falar que tira o "i" ao leite (lête), e o coloca no café (caféi).

Neste ultimo sábado, a Freguesia do Feijó (que agora se juntou à do Laranjeiro, como unidade autárquica Laranjeiro-Feijó) comemorou o 21º.aniversário da sua criação, e organizou um encontro de Côros na sua sede.

A CASA DAS PRMAS, que como se sabe nasceu também no Feijó, entre alentejanos de Castro Verde e Almodôvar, passou por lá, e registou algumas imagens que aqui deixo, (algumas de autoria da Junta de Freguesia, a maioria próprias da Casa das Primas) visto que se viveu uma tarde com vincado cunho alentejano.

Encontro de Coros no Feijó

O auditório do Edifício Sede do poder local no Feijó , foi este sabado, pequeno para receber os muitos que quiseram assistir ao Encontro.


O Encontro de coros contou com a participação dos coros do G. C. Associação Socorros Mútuos 1º Dezembro, C. Polifónico do Clube do Sargento da Armada, Grupo C. "Recordar a Mocidade" do CIRL, Grupo C. da URPICA, Grupo C. "Sol Poente" da Arpilf, Grupo C. da A.C. do Rancho Folclórico de Vale Flores.

Estas primeiras imagens são de autoria da Junta de Freguesia, e mostram o aspecto da sala. e dos primeiros grupos a actuar



Estiveram presentes neste evento vários elementos do executivo da Junta de Freguesias de Laranjeiro e Feijó, José Manuel Maia - Presidente da Assembleia Municipal da Câmara Municipal de Almada.

Um dos momentos mais significativos, desta bela tarde no Feijó, foi a justa homenagem ao Ex-presidente da Junta de Freguesia do Feijó - José Manuel Pereira.

Ao chegar à sala com algum atraso, ainda me foi possível captar a actuação do GRUPO CORAL "RECORDAR A MOCIDADE" DO CIRL






muito aplaudidas , a que se seguiu uma alegre actuação do Grupo Folclórico de Vale Flor





A terminar tivemos em palco o C. Polifónico do Clube do Sargento da Armada, com uma actuação de grande qualidade



No final, fomos todos convidados para um pequeno lanche pela direção da Freguesia.

Antes de entrar na sala onde se cantaria os Parabéns a você, parei um pouco na Exposião patente ao publico sobre o 25 de Abril.


e de algumas das prendas ,que ao longo destes 21 anos, foram ofertadas à Junta de Freguesia:





Já na sala onde decorreu o lanche


e veio o bolo de anos

e o parabéns a você