quarta-feira, setembro 21, 2016

PEDRO MESTRE E A CAMPANIÇA DE DESPIQUE EM VIANA DO ALENTEJO, 21 DE SETEMBRO.

.
VIANA DO ALENTEJO EM FESTA
RECEBE PEDRO MESTRE E A SUA
CAMPANIÇA DE DESPIQUE.


Pedro Mestre no Cineteatro Vianense

Hoje , dia 21 de setembro, quarta-feira, a partir das 21h30, o Cineteatro Vianense vai acolher o espetáculo “Campaniça do Despique”, que junta em palco Pedro Mestre e o Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento.




​O espetáculo, com entrada gratuita, é o título de um trabalho editado no ano passado por Pedro Mestre. Um disco que evoca o mais genuíno toque da viola campaniça que, desde sempre, acompanhou os cantes de improviso no Alentejo, que surgiram de modo espontâneo em festas, romarias e nas tabernas, e que ainda hoje acontecem, embora de modo organizado e performativo.

Neste novo trabalho Pedro Mestre, que comemora 20 anos de cantigas, faz uma viagem pelas raízes mais profundas do cante, dando-lhe uma nova roupagem e valorizando a viola campaniça.

“Campaniça do Despique” visa dar continuidade ao trabalho do músico em que a tradição e a inovação caminham lado a lado, levando esta identidade cultural e memória coletiva de um povo a atravessar fronteiras.

O espetáculo surge no âmbito da iniciativa Viana em Festa promovida pelo Município de Viana do Alentejo e Junta de Freguesia local, que decorre até quinta-feira, em Viana do Alentejo.