quinta-feira, fevereiro 08, 2018

GRUPO CORAL AS CEIFEIRAS DE PIAS e ARRAIANOS DE VILA VERDE DE FICALHO

.
O GRUPO CORAL AS CEIFEIRAS DE PIAS,
E O GRUPO CORAL OS ARRAIANOS DE VILA
VERDE DE FICALHO ENCHERAM DE ALENTEJO
O AUDITÓRIO DO FORUM DE ALMADA ONDE
ACTUARAM NO ULTIMO DOMINGO NAQUELA
ONDE A COMUNIDADE ALENTEJANA JÁ DE
4 GERAÇÕES, É DAS MAIS NUMEROSAS
DO PAÍS..

Em Almada, prédio sim, casa sim, há sempre algum alentejano e ,ou, seus decendentes.

O primeiro grupo a actuar foi a das Ceifeiras de Pias, que nos truxeram além da sua voz ao vivo, um CD a estrear acompanhado de um livro inédito de 32 páginas, com texto sobre todas as componentes do grupo.

CANTE NO FEMININO

livro de 32 páginas + CD

Há uma moral e uma ética no Cante. Todos podemos cantar. Envolvermonos. Mesmo que a «fala» nos traia. Ouvir o Cante, vivê-lo. Sentir que as vozes, iniciais ou juntas, nos entram na pele. Para lá dos adjectivos, Cante feminino, vozes da margem esquerda, arrastado ou das terras de barro, há um canto. E esse canto é o Cante. Nada tem a ver com outros cantos. Ele é uma pátria. Levamo- lo connosco. Odiamo-lo tantas vezes. Amamo-lo muitas mais. É um canto que só pode ser escrito com uma maiúscula no início, porque é um nome de um deus. Uma letra que se levanta e que nos faz levantar. Respeitosamente baixamos o olhar quando quem canta o levanta. O canto e o rosto. Aprendi na praia onde nasci com os velhos homens da minha família que iam para a pesca nos mares frios da Noruega que quem nasce no mar sente o apelo. Às vezes, na «terra seca», cheiro o mar. E o mar cá dentro só acalma quando o vejo. Quando dele me aproximo. Aprendi que o Cante, esse deus pagão, é também um mar. Um mar feito de vozes a quem pagamos um duro tributo, o da Paixão. Não do Amor, mas da revolta e da inquietude. Com os olhos rasos de terra, em bebedeiras de mosto, este meu mar tem agora portos e afagos. As Ceifeiras de Pias são um desses portos, aonde deito os olhos ao mar e as redes trazem-me afetos, úberes de vozes. E o mar cá dentro acalma. Porque os deuses são assim. Paulo Lima

A actuação foi muito saudada pela sala cheia, e os aplausos foram quentes e muitos.

Deixi aqui, depois, de já ter publicado no nosso KANAL CASA DAS PRIMAS 345990 da MEO, imagens do que se viu e ouviu naquela gostosa tarde alentejana.













DeNtro de momentos publicarei a II Parte com os ARRAIANOS DE VILA VERDE DE FICALHO.