quinta-feira, abril 21, 2005

imagens do alentejo

..

ENTRADAS é uma das mais bonitas da região. O nome desta vila deve-se ao seguinte facto: em tempos idos, a paisagem da região era densamente arborizada e as pastagens da região (os "pastos dos Campos de Ourique") mantinham-se verdes todo o ano. Em consequência, os rebanhos do Centro e Sul de Portugal vinham em transumância a estas paragens de todo o país, de tal modo que se pagava uma taxa de entrada para os "pastos dos Campos de Ourique". Um dos locais onde se pagava esta taxa situava-se em Entradas, nome que terá sido atribuído por D. Sebastião.

Na Igreja Matriz de Entradas, do séc. XVIII (fig. 18), pode ser encontrado um belo altar-mor em mármore preto e branco, tido como o mais valioso da diocese de Beja. A tradição oral explica desta forma a sua origem: sendo destinado originalmente para Faro (talvez para a Sé), as pedras, já desbastadas e aparelhadas, vinham da pedreira de Estremoz e eram transportadas em carros de bois. Estes carros foram surpreendidos por um longo e rigoroso Inverno, em que pessoas e animais tiveram muita dificuldade em passar regatos e rios de grande caudal. Como resultado, estas pessoas desistiram de efectuar o transporte até ao Algarve, abandonando a carga nos campos junto a Entradas. Assim, o altar acabou por ficar na Igreja, dedicada a Santiago.

Um pouco à frente da Matriz, encontra-se a Igreja da Misericórdia. Construída nos sécs. XVII e XVIII, possui no seu interior alguns azulejos setecentistas hispano-árabes.

A estepe cerealífera é o palco de todo o percurso, podendo ser observadas várias espécies de aves estepárias.

Na vila de Entradas existem vários cafés e restaurantes típicos, onde se pode recarregar energias no final do percurso.