sexta-feira, abril 29, 2005

imagens do alentejo

..

VISTA DA VILA COM O CASTELO AO FUNDO
.
Mourão é onde vivem a Augustinha, o Zé Carlos e o filho Zé Duarte.

N.º Habitantes: 3.196
Área: 278,5 Km2
Freguesias: 3

--------------------------------------------------------------------------------

Acessos Rodoviários: LISBOA 188 Km PORTO 483 Km FARO 257 Km

Do Porto utilize a A1 até Lisboa. De Lisboa utilize a A2 (ponte 25 de Abril) ou a A12 (ponte Vasco da Gama), continue pela A2 até Marateca, siga pela A6 até Évora, daí siga pela N18 e pela N256 para Mourão. De Faro utilize a Via do Infante, depois a A2 até Ourique e o IP2 em direcção a Évora, seguindo pela N256 até Mourão. E boa viagem...

--------------------------------------------------------------------------------

A fundação da actual vila de Mourão deve-se aos árabes, que no século IX construíram as primeiras fortificações, dando-lhe o nome de Mogron.
Cercada por D. Afonso Henriques em 1166, a vila foi abandonada pelos árabes, tendo ficado deserta até 1226, ano em que D. Gonçalo Egas, prior da Ordem do Hospital e subordinado do rei de Castela, a povoa, atribuindo-lhe carta de foral para que as populações ai se fixassem.
O concelho passa a integrar o reino português por doação de D. Afonso X de Castela à sua filha D. Beatriz de Gusmão, casada com D. Afonso III.
Em Janeiro de 1296 D. Dinis confirma a carta de foral a Mourão.
A agricultura em Mourão é essencialmente de base familiar e a exploração da propriedade condicionada pela capacidade de trabalho do agregado.

VISTA DA VILA DAS AMEIAS DO CASTELO
Do património histórico fazemos destaque aos seguintes monumentos: o castelo de Mourão, a igreja Matriz de N. Sr.ª das Candeias, a igreja de S. Francisco, a igreja da Sta. Casa da Misericórdia, a ermida de N. Sr.ª dos Remédios, a ermida de S. Bento, os Paços do Concelho, o convento de N. Sr.ª do Alcance, a igreja de São Braz e o castelo da Lousa.

Concelho de gastronomia tipicamente alentejana, o pão, o tomate, a carne de porco e o borrego são os principais intervenientes.

As festividades do concelho são as seguintes: a festa da Sr.ª das Candeias, a 2 de Fevereiro, a festa de S. Sebastião, a 20 de Janeiro, a romaria de S. Pedro, na segunda-feira de Páscoa e a feira do Gado, a14 de Setembro.

Com pouca expressão económica mas de grande qualidade artística, registam-se a cestaria e a criação de esteiras, na freguesia da Granja, a produção de rendas e bordados, disseminada um pouco por todo o concelho, e a confecção de artigos de pele e curtumes.
.

A ESCOLA DA GRANJA (UMA DAS 3 FREGUESIAS DE MOURÃO) ONDE A AUGUSTINHA E O ZÉ CARLOS DÃO AULAS