sexta-feira, outubro 13, 2006

CRÓNICA DOS SETE SÓIS ,SETE LUAS

.
A "CASA DAS PRIMAS", esteve uma vez mais presente no Planície do Mediterrâneo, Festival Sete Sóis ,Sete luas, que decorreu entre 7 e 10 deste mês de Setembro em Castro Verde.


TENDA ARMADA JUNTO À IGREJA DAS CHAGAS, ONDE SE SERVIA CHÁ DE MARROCOS

Foi um êxito tremendo, e ao escrever em cima do acontecimento (estamos no ultimo dia do Festival) faço-o a quente, fascinado pelo espírito vencedor que se vive em Castro.
Participei em quase todos os eventos e atesto a qualidade, quer da organização, quer do ritmo do certame , quer das performances dos artistas presentes.

Os workshops de danças orientais e mediterrânicas ministradas pelas especialistas e que decorreram no esplêndido Forum Municipal,prepararam dezenas de participantes anónimos, da vila e forasteiros desejosos de participar e aprender,para os bailes de Danças de Tradição que tiveram lugar ao fim das noites de sexta e sábado, numa Tenda montada no Parque Infantil, animados pelos grupos AL DRIÇA E AMANIDA FOLK .

WORKSHOP DE DANÇAS ORIENTAIS NO FORUM DE CASTRO

Foi exaltante assistir aos movimentos sincronizados de dezenas de jovens de todas as idades, dançando em círculo: tarantelas, chapeloises, mazurcas, chotiças, polcas e marchas, como se estivessem habituados a fazê-lo desde sempre.
Movimentos de grande beleza e surpreendente acerto coreográfico, para quem, apenas tinha aprendido alguns minutos na tarde do dia.

Nas noites de sexta, sábado e domingo realizaram-se 3 grandes concertos no Cine Teatro Municipal.
Dificil é assinalar qual o melhor.

Na sexta, as Camponesas de Castro Verde abriram com uma actuação impecável, ao seu melhor nível. Já só restam duas dos elementos originais do grupo, mas a qualidade atingiu elevado padrão. Muito aplaudidas.

Espantosa actuação do Grupo MEMORIA ANDALUZI, com o guitarrista espanhol José Luiz Rodriguez e o português MARCO REIS a levarem a sala ao delírio ,com o virtuosismo dos seus solos de guitarra.,
O bailarino andaluz GALVAN com um sapateado furioso cheio de alma e entrega ,suscitaram a participação entusiasta de uma assistência rendida.
Com eles, brilharam também os marroquinos Nour Eddine e o o bandolim virtuoso de Hassan.
No final, quando as pessoas ainda quentes do espectáculo chegaram à rua, foram surpreendidas por um grupo de animação local, que tocando acordeon, viola e tambores, convidaram a segui~los, levando todos ao baile (de que atrás demos conta) do Parque Infantil.

O Concerto de Sábado atingiu igualmente grande nível, com o Grupo de Violas Campaniças a abrir as hostilidades e a arrancar os primeiros e quentes aplausos.
NOUR EDDINE , que já havia actuado na véspera, voltou, agora já só com o seu Grupo de músicos, impressionou pela potência da sua voz, e pela envolvência dos sons da sua percussão.

Mas foi o grupo dos ACQUARAGIA DROM,ciganos italianos de Campobasso, Molisse, que mais agarrou a sala.

Entrada espectacular de um dos seus elementos mais divertidos (na foto o da esquerda) a arrancar os primeiros tímidos aplausos dum público ainda não identificado com o grupo .

-"Não esteve mau", agradeceu encolhendo os ombros, "mas as palmas podiam ter sido mais fortes", repreendeu.
-"Os meus colegas que vão já entrar de seguida, gostariam de certeza de ouvir aplausos mais fortes , mais entusiastas". (risos da assistência)
-"Então, vou-lhes pedir um favôr, quando eles entrarem, vão todos bater palmas com mais força para eles ficaram contentes"
A sala explodiu em plausos e gritos à entrada dos restantes membros do grupo...!!!
E a loucura do grupo prosseguiu noite dentro com os sons da música cigana e os dichotes e ironias inenarráveis do divertido apresentador.

Já no ultimo dia decorreu no Forum um workshop de Cante de modas alentejanas muito concorrido, dirigida pelo Pedro Mestre e grupo das violas campaniças.
Cantou-se , aprendeu-se, viveu-se mais ujma saborosa tarde de convívio em clima de festa bem alentejana.

Eis uma das modas aprendidas:

oh minha bela menina

Moda:

(ponto)
Oh minha bela menina
A nossa capela cheira
(coro e alto)
Cheira a cravo,cheira a rosas,
A flôr de laranjeira

(ponto)
A flôr de laranjeira
Ao raminho de alecrim
(coro e alto)
Ó minha bela menina
O nosso amor não tem fim

(ponto)
O nosso amor não tem fim
O nosso amor fim não tem
(coro e alto)
Ó minha bela menina
A capela cheira bem

Cantiga

(ponto)
Ó minha mãe minha mãe
Ó minha mãe minha amada (BIS)
(coro e alto cantam o BIS)
Quem tem uma mãe tem tudo
Quem não tem mãe não tem nada