quinta-feira, outubro 12, 2006

MARIANA MARIA e o BALDÃO

.
Já aqui falámos do Baldão, das suas origens, da sua linguagem e regras, e da sua importância cultural.

OS CANTADORES À VOLTA DA MESA CANTAM O BALDÃO

A primeira vez que assisti ao vivo uma sessão de baldão, foi na Feira de Castro Verde,quando ainda se cantava na Taberna do João das Cabeças.
Fiquei logo seduzido pelo ambiente mágico que se respeira à volta da mesa dos cantadores,pela tensão positiva que se estabelece no despique entre serrenhos e campaniços, entre a serra e a planície, pelos temas e pelo humôr agri-doce do encadear das palavras.

Espantei-me desde logo pela forte presença da única cantadeira presente, pela sua desenvoltura, segurança da sua voz, pelo carisma que revelava, pelo respeito que atraía.
Falo da Mariana Maria, figura incontornável do Baldão.

Mariana, nascida em 1933 no Monte do Atravessado, a 3 km de Ourique,é filha de Eusébio,uma voz afamada para o cante,para o baldão e que ela acompanhava desde pequena, onde quer que ele fosse cantar o baldão:

"Uma vez estava o João do Encalho tocando guitarra, e estava o meu pai e mais uns quantos cantando ao despique. Gostei tanto que pedi ao Mestre João se podia cantar uma cantiga"..disse a Mariana à Revista Tempo Livre (2005)

O Baldão terá surgido nos finais do sec.XIX no Concelho de Odemira, na divisa com o Algarve, na Aldeia das Amoreiras e no Corte Malhão:

"Os cantadores juntavam-se na barraca do Balsinha as noites inteiras"

Mariana começou a trabalhar nas mondas pelos 12 anos, e aí, a cantar com as colegas com quem mondava.
Trabalhou depois nas instalações da CP de diversas terras, desde a Funcheira, ao Entroncamento, Beja ,Serpa, Carregueiro e Feijó, antes de se estabelecer na Estação de Ourique.
E continuou a animar os serões de baldão sempre que cantadores se juntavam À volta de uma mesa para cantar.

No Baldão, basta que o 1º. e 2º.verso da estrofe rimem, isto é, o 1º.e o 2º. versos da primeira estrofe - que os cantadores designam por "volta" rimem com o 3º.e o 4º. da 3º.estrofe. Assim:

Eu vou-m'a vêr se consigo
fazer parte da brincadeira

Eu vou-me a vêr se consigo
fazer parte da brincadeira

A festa da Senhora da Cola
até já parece uma feira
A festa da Senhora da Cola
até já parece uma feira

Tenho ali o meu compadre
meu conhado e meu amigo
Fazer parte da bricadeira
eu vou-me a ver se consigo


Mariana é uma excepção, pois enquanto outras cantadeiras, cantam em casa, não tendo o hábito de cantar baldão com os homens, ela deixa tudo para trás, até as doenças, é incansável e tem uma disponibilidade total para estar presente nesta coisa do baldão.