sexta-feira, novembro 24, 2006

escritores e poets alentejanos . JOSÉ LUIS PEIXOTO

.
CONTINUA O NOSSO BLOG
A DIVULGAR ESCRITORES
E POETAS ALENTEJANOS.
HOJE LEMBRAMOS
JOSÉ LUIS PEIXOTO


poema

quando voltaste, os teus olhos a as tuas mãos eram
chamas a falarem para mim.
eu estava na cama onde nasci vezes de mais.
peço-te, nunca esqueças o meu olhar de quando
voltaste.
era de noite. eu não esperava mais nada.
e tu voltaste. tão bonita.
és tão bonita. no mundo, deve haver um jardim tão
bonito como tu.
voltaste.
eu sorri tanto. fui feliz e, nesse momento, morri

José Luís Peixoto

José Luís Peixoto (1974, Galveias, Portalegre, Portugal), escritor Português. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês e Alemão) pela Universidade Nova de Lisboa. Tem publicado poesia e prosa. Recebeu o Prémio Jovens Criadores (área de literatura) nos anos 97, 98 e 2000. Em 2001, o seu romance «Nenhum Olhar» recebeu o Prémio Literário José Saramago. Está representado em diversas antologias de prosa e de poesia nacionais e estrangeiras. É colaborador de diversas publicações nacionais e estrangeiras. Em 2005, escreveu as peças de teatro «Anathema» (estreada no Theatre de la Bastille, Paris) e «À Manhã» (estreado no Teatro São Luiz, Lisboa). Os seus romances estão publicados em França, Itália, Bulgária, Turquia, Finlândia, Holanda, Espanha, República Checa, Croácia, Bielo-Rússia e Brasil. Estando actualmente em preparação edições no Reino Unido, Hungria e Japão.


obras publicadas

Ficção
2000 - Morreste-me
2000 - Nenhum Olhar
2002 - Uma Casa na Escuridão
2003 - Antídoto

Poesia
2001 - A Criança em Ruínas
2002 - A Casa, a Escuridão.

Prémios
Prémio "Jovens Criadores" do Instituto Português da Juventude de 1997, 1998 e 2000
Prémio José Saramago, da Fundação Círculo de Leitores, 2001.