segunda-feira, março 31, 2008

FERREIRA DO ALENTEJO

.
O NOSSO BLOG DIVULGA
A TERRA E AS GENTES
DO ALENTEJO.



Hoje tivemos a "visita" de um cibernauta de Fereira do Alentejo, motivo bastante para aqui falarmos daquela terra alentejana.



Ferreira do Alentejo

Gentílico Ferreirense
Área 648,45 km²
População 9 010 hab. (2001)
Densidade populacional 13,9 hab./km²
N.º de freguesias 6
Fundação do município
(ou foral) 1516
Distrito Beja

Feriado municipal 5 de Março
Sítio oficial www.cm-ferreira-alentejo.pt


Ferreira do Alentejo é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Beja, região do Alentejo e subregião do Baixo Alentejo, com cerca de 4 900 habitantes.

É sede de um município com 648,45 km² de área e 9 010 habitantes (2001), subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Alcácer do Sal e do Alvito, a leste por Cuba e por Beja, a sul por Aljustrel, a sudoeste por Santiago do Cacém e a oeste por Grândola.

história

A região já seria povoada no tempo da ocupação romana; os romanos aqui terão fundado a cidade de Singa.

Depois da reconquista cristã, passou a pertencer à ordem de Santiago a quem cabia a jurisdição do castelo (já desaparecido e fundado, segundo alguns autores, por um cavaleiro da ordem dos Templários).

Ferreira do Alentejo recebeu foral manuelino em 1516 e pertenceu aos duques de Aveiro até 1759, ano em que o senhorio passou para a coroa.

património



O património edificado mais importante inclui a igreja matriz (do século XVI), as igrejas de Nossa Senhora da Conceição (azulejos únicos na península) e da Misericórdia (do século XVI, ostenta o pórtico manuelino da demolida capela do Espírito Santo), a capela do Calvário, a igreja matriz de Beringel, o cruzeiro de Peroguarda, a ponte romana de Alfundão e as lápides (também românicas) de Ferreira de Cavaleiros.




As freguesias de Ferreira do Alentejo :

Alfundão
Canhestros
Ferreira do Alentejo
Figueira dos Cavaleiros
Odivelas
Peroguarda