quarta-feira, agosto 27, 2008

"AGOSTO" CONTOS DE EMIGRAÇÃO, da Companhia de teatro"A BARRACA"

.

Castro Verde teve este Domingo direito à visita de uma Companhia de Teatro de referência - A BARRACA - que veio apresentar a sua peça "Agosto" Contos de Emigração.

Peça à altura dos pergaminhos desta consagrada Companhia, um trabalho de grande nível.

Revivi leituras já há muitos feitas, vibrei com a abordagem ao Manuel da Bouça dos Emigrantes de Ferreira de Castro, numa composição de personagem pelo actor Pedro Borges, da deliciosa noiva do Casamento,interpretada pela Rita Fernandes, inspirada nas Pedras Negras de Dias de Melo, daquele reencontro dos casais de emigrantes , da Frouzinha numa magistral composição de Mariana Abrunheiro, etc.etc.

exerto da peça

Brilhante a encenação e a direcção de actores.
Deixem-me salientar a criativa ilusão das "viagens" de camioneta,de barco e combóio e até de pau de arara sertanejo, que as personagens fizeram...e nós também...!!

TODOS SENTIMOS OS SOLAVANCOS DA CAMIONETE

No final a sala levantou-se e de pé aplaudio sem parar por largos minutos.
Às tantas os actores pediram para que cessassem as palmas e surpreendendo tudo e todos, convidaram toda a gente para a boda.
Sim, para a boda, pois a ultima "estória" tinha sido a de um casamento,e agora, terminada a peça, os personagens estavam ali a convidar as pessoas para que subissem ao palco e participassem na boda, as mesas estavam repletas de iguarias À espera...

De inicio olhámos uns para os outros. Seria brincadeira? Não ,não era, e os mais atrevidos começaram a subir ao palco, logo seguidos por muitos outros.

A PLATEIA ENTROU NA BODA

E a noite acabou com caldo verde, pão alentejano, saladas, chouriço, queijinhos e um muito agradável convivio do real com o imaginário.


QUE ESTAVA MUITO BEM SERVIDA
Voltem de novo