terça-feira, maio 12, 2009

AFINAL, O CASTRENSE DESCE AO DISTRITAL

.
DEPOIS DE NO ULTIMO DOMINGO
AS CONTAS APONTAREM PARA
QUE O CASTRENSE FICAR NOS
MELHORES 5, AFINAL OS
RESULTADOS APURADOS VIE-
RAM SER OS PIORES E O
CLUBE DE CASTRO VERDE,
IRÁ NA PRÓXIMA ÉPOCA DIS-
PUTAR O DISTRITAL.



Última hora
O Futebol Clube Castrense desce ao Distrital e “arrasta” o Ferreirense para a 2ª Divisão.
Mesmo faltando apurar as sub-série B 1 e 2, a equipa do “Campo Branco”, está fora das cinco melhores. Mas "há uma luz ao fundo do túnel", para Castrense e Ferreirense, a constituição da série Madeira.

O Futebol Clube Castrense está “condenado” ao Distrital. Apurados dez dos doze segundos classificados das Sub-série A a F da 3ª divisão, a equipa de Castro Verde é a sétima melhor pontuada. A descida da equipa do “Campo Branco”, arrasta o Ferreirense para a segunda divisão distrital.

Mesmo faltando conhecer os dois segundos classificados das sub-série B1 e B2, o Futebol Clube Castrense está fora dos cinco melhores que asseguram a permanência na 3ª divisão.

Apesar de ter conquistado na totalidade 26 pontos, 15 da 1ª fase e 11 na 2ª, o que a tornava a segunda equipa mais pontuada a par de outras três, o Futebol Clube Castrense, vai conhecer a descida de divisão, isto porque para a definição das descidas só contam os pontos conseguidos na segunda fase.

Segundo as deliberações da Assembleia Geral da F.P.F. de 30 de Junho de 2005, no final da temporada desportiva de 2008/ 2009, a presente, descem aos campeonatos distritais e Regionais, 31 clubes a saber: os 2 últimos classificados de cada uma das sub-séries de manutenção (24 clubes) e os 7 clubes pior 2ºs classificados das sub-séries de manutenção (7 clubes).

Terminada no domingo a segunda fase da prova, o Castrense classificou-se no segundo lugar da sub-série F 1, com 26 pontos, mas, só contabiliza os 11 agora conseguidos.

Vejamos por pontos, como diz o regulamento quem como foi a pontuação:

1º- São João de Ver (série C2)- 13 pontos, 2ºs- Quarteirense (F2), Marinhas (A1) e Sourense (D1)- 12, 5ºs- Amares (A2) e Castrense (F1)- 11 pontos, 7º- Águeda (C1)-9, 8ºs- Penamacorense (D2), 1º de Dezembro (E2) e Elvas (E1)- 7, ficando ainda a faltar conhecer as pontuações das sub-série B1 e B2, cuja segunda jornada se disputou este fim-de-semana.

Existindo uma igualdade pontual entre Castrense e Amares o primeiro critério de desempate é o pior coeficiente de pontos obtidos na fase, e ambos estão iguais, 1,8 pontos, mercê de 11 pontos conseguidos em 6 jogos. Assim deve aplicar-se a segunda alínea, que prevê o pior coeficiente entre a diferença de golos marcados e sofridos na fase, tendo Castrense marcado 9 golos e sofrido 7, o que lhe dá uma diferença de 2 golos positivos e o Amares marcado 11 golos e sofrido 7, o que lhe dá uma diferença de 4 golos positivos, logo o Castrense é sexto.

Como só sobrevivem cinco equipas, mesmo sem o apuramento dos resultados das sub-série B1 e B2, a equipa do Castrense (na foto imagem do Estádio Municipal de Castro Verde), disputa na próxima temporada o Campeonato Distrital.

A descida da equipa do “Campo Branco”, arrasta o Ferreirense para a segunda divisão distrital, acompanhando o Cabeça Gorda, o “lanterna vermelha” do Distrital maior.

Na próxima temporada a 3ª divisão Série F, que vai ter 12 clubes, ficará assim constituída:

Louletano, Atlético de Reguengos, Cova da Piedade, Farense, Pescadores da Caparica e Juventude de Évora, que garantiram a manutenção na 1ª fase, de onde sairão dois clubes, que vão subir à 2ª divisão. Da Fase de Permanência mantêm-se Fabril do Barreiro, Lusitano de Évora e Quarteirense. Dos Distritais ascendem o Esperança de Lagos, do Algarve, o Moura, de Beja, o União de Montemor ou Estrela de Vendas Novas, de Évora e o Alcochetense, de Setúbal. A todos estes, junta-se ainda o Beira de Mar de Monte-Gordo que desceu da 2ª divisão, num total de doze clubes, conforme prevê o Regulamento de Provas da F.P.F., para a temporada 2009/ 2010.

Mas, para o Castrense ainda existe a “luz ao fundo do túnel”. A Federação Portuguesa de Futebol tem em estudo a constituição da série Madeira para a próxima temporada, caso se verifique esse situação, o número de clubes entre os sete 2ºs classificados que vão descer, será o necessário para que todas as seis séries do Campeonato Nacional da 3ª Divisão fiquem preenchidas com 12 clubes cada. A manutenção do Castrense "via" série Madeira, significava também a manutenção do Ferreirense na 1ª divisão Distrital.