terça-feira, junho 16, 2009

7º.e utimo dia da SEMANA CULTURAL ALENTEJANA

.
QUEM TEVE O PRIVILÉGIO DE ASSISTIR
A TODOS OS EVENTOS DESTA SEMANA
CULTURAL ALENTEJANA ,ORGANIZADA PELO
DINÂMICO CLUBE DO FEIJÓ, SÓ PODE
ESTAR SATISFEITO, POIS PRESENCIOU
UMA BELA DEMONSTRAÇÃO DE ALENTEJA-
NIDADE.

O ultimo acto teve lugar ,como vem sendo hábito, no Jardim contiguo ao Pavilhão dos Desportos de Almada, aqui no Feijó.

O espaço esteve sempre cheio duma cominidade orgulhosa das suas origens, do seu Alentejo, participativa ,sempre pronta a aplaudir as modas e as melodias das suas memórias.




Ao longo destes dias, o nosso blogue esteve presente ,e pela primeira vez, dividiu as tarefas de reportagem com o amigo Luis Moisão, que conhecedor profundo deste tipo de eventos,e com aguçada sensibilidade nas questões do seu Alentejo, nos foi dando com maior detalhe as circunstâncias de cada uma das manifestções qie foram acontecendo.

É a ele ,pois, que passo de novo a palavra, para que detalhe esta sessão de Encerramento, a que intercalo as imagnes e filmes recolhidos:

" Para encerramento desta 10ª Semana Alentejana em Almada, iniciada em 6 de Junho, teve lugar pelas 20,30h num Palco instalado junto ao Complexo Municipal dos Desportos (Feijó) o 22º Encontro de Cantares Alentejanos.

Neste encontro, que foi precedido de uma recepção e jantar de convívio oferecido aos Grupos Corais Alentejanos convidados, registou-se a ausência do Grupo Coral Etnográfico do Ateneu Mourense (Moura), ao que nos dizem devido ao falecimento de um dos elementos do Grupo. A ordem de apresentação e Modas cantadas foram.

1) Amigos do Alentejo (Feijó - organizador) 19H: Quando eu fui ao Jardim; Alentejo é Esperança; Ó que linda Pastorinha e Ouve lá ó linda Rosa;



OS ANFITRIÕES, OS "AMIGOS DO ALENTEJO DO FEIJÓ" TIVERAM UMA ACTUAÇÃO DE GRANDE QUALIDADE, MUITO APLAUDIDOS

2)Grupo Coral Amigos do Barreiro (17H): Rosa branca desmaiada; Ó Maria Linda e A Ribeira do Sol Posto;


No final na actuação do Grupo do Feijó, subiram ao Palco os representantes do CRFeijó, JFreguesia do Feijó e Pres. Assembleia Municipal de Moura , que à plateia se dirigiram em curtos mas sentidos improvisos, sublinhados com bastos aplausos.

3) Coral Etnografico Cubenses Amigos do Cante (18H): Ao romper da bela Aurora; A vida do Almocreve; Portugal é meu espaço e Vamos lá saindo (Moda de saída);



A ACTUAÇÃO DOS CUBENSES


4)Grupo Coral Etnográfico Vozes de Almodôvar (17H): Ao romper da bela Aurora; Ó Águia que vais tão alta e Pelo toque da Viola;



VIERAM DE ALMODÔVAR, TROUXERAM-NOS AS SUAS VOZES, A QUE JUNTARAM A SUA ALMA...


5)Grupo Coral Feminino Brisas do Guadiana (13M): Alentejo Canta; Alentejo Província querida; Barragem de Alqueva e Rapsódia;




A DIVERTIDA PORTA VOZ DAS "BRISAS" REVELOU-SE UMA PODEROSA "ENTRETAINER"


0 "ALQUEVA" NA VOZ NAS "BRISAS DO GUADIANA"

6) Grupo Musical «Ardila» de Moura (3M + 4H): O Galo quando canta é hora; A Medronheira do Vale; Vai tu, vai tu, vai ela; Rouxinol repica o Cante; Fui à Lenha; Bom dia Camponês trabalhador; o Meu Montinho.... e mais, algumas mais já por solicitação do público presente que encheu todo o espaço junto ao Palco no exterior do Complexo.


Um agradecimento ainda ao público «Almadense» que desde início sempre apoiou de forma eloquente esta iniciativa.
Um abraço final para todos os amigos do Blogue."

O ALENTEJO NÃO TEM FIM!!!