quarta-feira, junho 03, 2009

ART - REENCONTRO COM A VIDA EM CASTRO VERDE


Ontem à terde, em plena Praça cental da cidade algarvia de Lagos, deparei-me com duas pequenas bancas , cujo "emblema" me pareceu familiar. Ao aproximar-me ,logo se

me dirigiu solicito e simpático dizendo:
-Somos a ART de Castro Verde!!!

A ART é uma Associação de recuperação de Toxidependentes que tem feito um trabalho notávcel na área, com êxitos conprovados

Criada e, 1990 como instituição não governamental sem fins lucrativos.

O fim ultimo é, além de tratar, prevenir, reabilitar aqueles que ,num dado momento da sua vida, ficaram com dependência quimica,possibilitar-lhes a reinserção na vida real.

A ART tem hoje em dia 3 unidades terapeuticas, sendo 2 zona norte, e esta a que hoje refiro, a da zona sul, em Castro Verde.

Na Comunidade são motivadas as relaçõies inter-pessoais, dentro da própria cominidade desenvolve-se uma espécie de representação de uma estrutura social que prepara para uma futura reinserção na fanília e na sociedade.

Um dos esforços desenvolvidos é a avaliação junto com o interessado das possíveis dificuldades a enfrentar cá fóra e estratégia possivel de as resolver.

É claro que é muito importante a formação e a preparação para futura actividade profissional, dando aos cominitários a possibilidade de frequentar cursos de formação profissional e escolar dentro do espaço comunitário.

As instalações de Castro Verde são acolhedoresm funcionando como base saudável para a recuperação.

Fiquei agradado com a determinação destes dois residentes da ART de Castro .
Um abraço do nosso blogue, amigos.