domingo, outubro 30, 2011

CRÓNICA DO CONCERTO DE MÚSICA IN PATRIMONIUM EM GRAÇA DE PADRÕES

.
.
SEXTA À NOITE ,EM GRAÇA DE PADRÕES
REALIZOU-SE NA IGREJA PAROQUIAL
UM CONCERTO DE MÚSICA CLÁSSICA


Realizou-se na Sexta feira um concerto do Festival Música IN Património na Igreja Paroquial da Graça de Padrões.



A Igreja Paroquial de Graça de Padrões, no concelho de Almodôvar, recebeu um concerto dos Folia Antiqua. Isabel Nogueira, Rui Silva e Tiago Matias v interpretaram “Do Sagrado ao Profano, do Popular ao Erudito”-Música Popular Portuguesa, Espanhola e Italiana dos Séculos XVI e XVII”.

Esta iniciativa está integrada no Festival Música IN Património que a autarquia de Almodôvar está a promover e que consiste na realização de um conjunto de concertos de música clássica e antiga em várias Igrejas do concelho.

Homenagear grandes interpretes e mostrar e valorizar o património histórico e arquitectónico são os principais objectivos .

Os séculos XVI e XVII foram um pouco por toda a Europa tempos de grande criatividade musical - libertaram-se as amarras que ligavam a música medieval, surgiram novos instrumentos e cada país começou a ganhar uma identidade musical.Da música de tradição oral à erudita, da música composta para o serviço religioso às danças e canções que animavam os serões nas cortes e palácioso programa contrapõe a música de três países centrais neste florescimento artistico.
De Portugal trouxeram canções do Cancioneiro de Elvas, vilancicos de D.Pedro de Cristo e a musica de tradição oral como o romance da Bela Infanta
e Don Fernando .De Espanha o fulgor das danças de Gaspar Sanze Francisco Guerau, os moletes de T.L.de Victória e as canciones de José Martin, Finalmente , Itália, da pátria do bel canto chegaram ecos de Tarantellas e Chiaconnas, canzonas de Stefano Landi e madrigais de Claudio Monteverdi.

A vistosa Igreja de Graça de Padrões encheu-se da gente da terra , mas também vinda das terras à volta, que deu por bem empregado o tempo.



A soprano Mariana Pimenta com uma interpretação segura e poderosa


a todos conquistou atraindo generosos aplausos

acompanhada por Rui Silva na percussão e Tiago Matias na guitarra, alaúde, vihueta, tiuorba, sendo dele també a direcção artistica .

Para mim foi muito prazeiroso ter estado num evento desta qualidade na pequena aldeia de Graça de Padrões, de que tanto gosto e onde tenho tantos amigos

que trouxeram à pacatez da noite


uma animação pouco habitual àquela hora da noite


comentando o que acabavam de ve e ouvir.

Um desejo da Casa das Primas - Que voltem a haver mais espectáculos com esta qualdidade na Graça de Padrões