quarta-feira, janeiro 29, 2014

INAUGURADO O NUCLEO DO MUSEU DA RURALIDADE EM ALMEIRIM-CASTRO VERDE

.



Núcleo do Museu da Ruralidade "A minha Escola", em Almeirim, já abriu ao público



Abriu ao público na passada quinta-feira, no âmbito do I Encontro da Rede de Museus do Distrito de Beja, o núcleo do Museu da Ruralidade, “A minha escola”, em Almeirim, concelho de Castro Verde.



Cerca de 200 pessoas, entre as quais, Felicidade Santiago Algarvio, a primeira professora da escola de Almeirim, e Carolina Cabaça, a última professora a lecionar neste espaço, compareceram à abertura deste núcleo museológico que tem como objetivo mostrar como era uma sala de aula no século XX, seja ao nível do mobiliário, seja ao nível dos recursos didáticos e programas curriculares que aqui aparecem bem representados na importante coleção de manuais escolares já depositados naquele espaço.



Seguiu-se, no Centro Cultural e Recreativo desta localidade, a atuação do Grupo de Violas Campaniças da Escola Secundária de Castro Verde e a projeção do filme "A primeira professora da Escola de Almeirim". Um momento de convívio que reuniu a população de Almeirim e alguns dos participantes do I Encontro da Rede de Museus.



De referir que a escola de Almeirim foi construída nos anos de 1958/1959, substituindo a habitação número 7 da atual rua 25 de abril daquela localidade, iniciando a sua atividade no ano letivo de 1959/1960 com a professora Felicidade Santiago Algarvio, residente em Entradas, concelho de Castro Verde. A escola funcionou até ao ano de letivo de 2005/2006, tendo como último docente Carolina Cabaça.

Construída na última fase do Plano dos Centenários, a escola de Almeirim é fruto de um plano de construção de salas de aula pensado pelo Estado Novo em 1941, mas apenas iniciado em torno dos anos de 1946/1947, e que pretendia construir cerca de 11458 salas de aula.

Este Plano, que sofreu vários e profundos atrasos pelas mudanças de estratégia do regime salazarista, seria reformulado no âmbito das ações para a educação com o Plano de Educação Popular que, em 1952, pretendia aumentar a taxa de escolaridade, entre várias ações, alargando a escolaridade obrigatória para 4 anos (em 1956 para os rapazes e em 1960 para as raparigas).



“A minha escola”, Núcleo de Almeirim do Museu da Ruralidade pretende, por isso, ser o centro aglutinador do trabalho de recolha, estudo e dinamização da memória da comunidade escolar de Castro Verde.

Através de fotografias, de livros, de cadernos, de testes de avaliação, de memórias dos jogos do recreio, este núcleo do Museu da Ruralidade procurará reconstruir e conhecer a genealogia do tempo histórico da nossa comunidade.

O Núcleo de Almeirim "A minha Escola"pode ser visitado de 2ª a 6ª feira, das 09h00 às 18h00, e ao fim de semana, mediante marcação no Museu da Ruralidade(Tel. 286 915 329/ e-mail:museururalidade@cm-castroverde.pt).