quinta-feira, outubro 16, 2014

FESTA DOS AMIGOS DA RÁDIO CASTRENSE

.
A RÁDIO CASTRENSE É UMA DAS
JOIAS DA COROA DA VILA,
DO CONCELHO DE CASTRO VERDE
E DO BAIXO ALENTEJO.

No ar desde 1987, é escutado com reverência, e orgulho pelas gentes castrenses

No ultimo sábado, por iniciativa dos seus ouvintes e colaboradores, realizou-se uma Festa no Cineteatro de Castro Verde, denominada FESTA DOS AMIGOS DA RÁDIO, que reuniu fadistas alentejanos, grupos corais e ex-alunos de viola campaniça Associação cultural Cortiçol , e o cantor alentejano Arlindo Costa.

Mas antes de entrarmos propriamente na crónica da festa, deixo aqui uma breve resenha histórica da Radio Castrense, contida do seu site oficial:


"História
A Rádio Castrense nasceu a 25 de Janeiro de 1987.
A onda de vontades e desassossego que inundou o éter do país chegou a Castro Verde pela mão de José Tomé dos Anjos e António Pereira. Os dois complementaram-se no desejo de levar a voz para lá da Rua Nova e chegar às aldeias e vilas das Terras Brancas.
O sótão do Tomé, entre fios e microfones, começou a ser pequeno para acolher todos os que desejavam pôr a voz no ar e descobrir os encantos da rádio. Uma nova casa, mais pessoas, os primeiros contratos de publicidade, uma grelha de programas. O caminho começou a ser pisado por muitos que não resistiram à vertigem da "pirataria" nos tempos do 92,8 FM.
Na véspera do Natal de 1988 o Governo quis ordenar as frequências que surgiam nas bandas das telefonias como os cogumelos nascem no campo. Fecharam-se as portas e calou-se a magia! Foram mais de seis meses de incómodo e forçado silêncio.
Voltámos a 6 de Julho de 1989. Prontos para a nova luta já em 93 FM.
Abrimos as portas à irreverência dos jovens. Aprendemos, partilhámos vontades, comprámos mais equipamento. Durante meia dúzia de anos procurámos crescer e estender a nossa âncora a outras terras e outras gentes.
A Rádio começou a fazer história e a entrar no quotidiano. Novembro de 1995 marca uma viragem absoluta. Novos estúdios, melhores instalações, uma forte aposta em equipamentos e na informatização da estação exigiu ainda mais de nós. Abrimos então o tempo da afirmação regional.
Com 20 anos de vida, a Rádio Castrense é uma estação estabilizada, com um quadro permanente de cinco pessoas e uma dezena de colaboradores. É verdadeiramente a rádio de referência das "Terras Brancas"!


A FESTA

Com a sala do Cineteatro lotada, a Festa começou com a actuação em palco do mais jovem grupo da Cortiçol, O GRUPO CORAL INFANTIL OS CARAPINHAS, fundado em 1987.


apresentadas pelo David Pereira e muito acarinhadas pelos aplausos da sala


à medida que as CARAPINHAS iam cantando, foram entrando no palco, deslocando-se para a sua rectaguarda ,as componentes do GRUPO CORAL CAMPONESAS DE CASTRO VERDE, para uma actuação em conjunto


após o que , as CARAPINHAS, deixaram o palco para actuação destas senadoras do cante no feminino.


e que detém a glória de terem sido o primeiro grupo feminino a ser criado em 1984.

Então, os locutores da Estação, cujas vozes nos acompanham diariamente nas diversas rubricas que escutamos, a CATARINA PALMA e o NELSON RODRIGUES, dirigiram-se à sala, não só agradecendo as presenças , mas também apresentado os representantes dos ouvintes que muito se empenharam na organização da Festa e dos seus patrocinadores .


E para completar os grupos da Cortiçol,subiram ao palco os ex-alunos de Viola Campaniça ,agora também chamados Moços d'uma Cana, e seus instrutores José Abreu,Pedro Mestre e David Pereira.



que uma vez mais mostraram a sua qualidade ,recebendo a expontânea adesão da sala



com palmas sincopadas e muitos, muitos aplausos.

A 2ª.parte do Programa foi preencchida pelo FADO ,por fadistas alentejanos, que foram sendo apresentados por um dos amigos da Rádio, o ouvinte JOSÉ COSME


JOSÉ AMARO, o fadista de Beja, a viver no Algarve foi o primeiro a actuar


e a receber as primeiras palmas fadistas da noite.


E veio outro fadista alentejano, de Aljustrel, o LUIS SATURNINO, que "em tons de fado"

entusiasmou a sala



que não resistiram e cantaram com o fadista,,,"Canôa, conheces bem,,,

Veio então a fadista de Almodôvar, ANA VALADAS, que com a sua voz fresca e muito apreciada, voltou a encantar os presentes



que rendidos encheram a sala de quantes aplausos




Chegou depois a vez de mais uma fadista alentejana .. de adopção, desta feita de Beja, mas há muito tempo a viver em Castro Verde,onde é muito acarinhada e se considera já uma castrense, a MARIA DOS SANTOS, um verdadeiro vulcão em palco



a levar a sala atrás,


com o seu entusiasmo,

Maria dos Santos, num acto de grande generosidade criou então um momento de grande significado ,ao prpporcionar a uma menina muito especial, a possibilidade de em palco,cumprir um sonho o de cantar à sua maneira, e a 3 vozes ,com ela e também com a participação da Ana Valadas,um fado perante uma plateia cheia e emocionada.



Depois, foi a vez de EDGAR BALEIZÃO



que só teve de despir o casaco, e passar de tocador a fadista ....




No final , toda a equipa da Rádio , e a comissão organizadora da Festa, incluindo o Presidente da Cortiçol, subiram ao palco , em agradecimento pela presença maciça de amigos da Rádio


Mas a Festa não tinha acabado.
Não
Subiu então ao palco, para uma 3ª.parte ,uma figura muito querida de Castro Verde, e dos ouvintes da Rádio Castrense, o ARLINDO COSTA.




Os aplausos da sala marcaram a sua actuação.



e foram um final marcante para uma noite muito bem passada.
Venham mais.