sexta-feira, abril 17, 2015

A "PRIMAVERA NO CAMPO BRANCO" COMEÇOU HOJE EM CASTRO VERDE

.
TUDO TEVE INICIO NO PARQUE INFANTEIL
DE CASTRO VERDE


Começou em Castro Verde, esta sexta-feira, 17 de abril, mais uma edição da Primavera no Campo Branco. Com um programa diversificado, que abrange várias áreas artísticas, a iniciativa arrancou ao final da tarde, no Parque Infantil de Castro Verde, a que se seguiu um concerto com Paulo Gonzo, no Cineteatro Municipal, perante uma plateia completamente lotada.

Para este sábado, 18 de abril, segundo dia de Primavera no Campo Branco, está programada a realização da Feira de Velharias e Produtos da Terra, na Praça da República, pelas 9h30 e, paralelamente, na aldeia comunitária de Aivados comemora-se, a partir das 10h00, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2015, que este ano tem como mote um programa evocativo do dia 20 de Abril de 1975, data em que os aivadenses se juntaram para recuperar parte dos terrenos que lhe haviam sido retirados ao longo do século XX.

À noite, a partir das 21h30, o Coro Polifónico de Castro Verde, o Grupo Coral “Vozes de Casével” e o Chorale La Coda, de La Verpillière (Lyon) protagonizam um concerto, integrado no V Encontro de Coros de Castro Verde, que se realiza na Basílica Real de Nossa Senhora da Conceição.

Para domingo, 19 de abril as propostas vão para o 24º Passeio de Cicloturismo, que tem início no Largo da Feira, em Castro Verde, às 9h30; para a apresentação do livro “Não Há Seda Nas Lembranças”, de Jorge Serafim, que se realiza na Feira do Livro, a partir das 16h00 e para o concerto do músico Pedro Mestre, que apresenta em Castro Verde o seu primeiro trabalho a solo, “Campaniça do Despique”, pelas 21h30, no Cineteatro Municipal.

A multiplicidade de propostas segue até dia 17 de maio, numa ação conjunta com o associativismo local, apresentando atividades pensadas para diferentes públicos e que tanto navegam pela tradição como pela contemporaneidade de estilos.

Em destaque nesta programação estão o 41º aniversário da Revolução de Abril e o Aniversário da Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca que, vinte anos depois, continua a desenvolver um importante trabalho em prol em do combate à iliteracia através do acesso à informação, com prioridade para a promoção da leitura e do livro.

Transversal também a esta programação é o Cante Alentejano, traço maior da nossa tradição que sempre esteve bem presente na Primavera no Campo Branco, mas que nesta edição importa sublinhar como forma de celebrar a sua inscrição na lista de Bens Culturais Imateriais da Humanidade pela UNESCO.

O público infantil volta a ser alvo de uma atenção especial, beneficiando de um conjunto de atividades que apelam à criatividade, à brincadeira e à imaginação.

Uma variedade de propostas que pretende dar continuidade à pluralidade cultural que desde sempre caracteriza a Primavera no Campo Branco e cuja dinâmica se quer cada vez mais abrangente e observadora das diferentes sensibilidades.

Informe-se de tudo o que vai acontecer. Viva mais Castro Verde!