sexta-feira, abril 03, 2015

CADERNOS DO MUSEU DA LUCERNA, CASTRO VERDE

.
O MUSEU DA LUCERNA EM CASTRO VERDE
EDITOU UM VALIOSO LIVRO SOBRE AS
LUCERNAS E SUA HISÓRIA


O Museu da Lucerna editou recentemente o livro “Cadernos do Museu da Lucerna”. Uma publicação onde reúne as Atas da Mesa-Redonda "As Lucernas Ditas Mineiras", iniciativa que decorreu neste espaço museológico, em novembro de 2013.

Com textos da autoria de Juan Aurelio Pérez Macías, Aquilino Delgado Domínguez, Artur Martins, Fernando Real, Manuel Maia, Macarena Bustamante Alvarez e José Cardim Ribeiro, a publicação aborda temáticas como “La Minería romana en la Faja Pirítica Ibérica”, “Lucernae Uriensia, la colección lychnólogic de Riotinto (Huelva, España), “Lucernas Mineiras – Mito ou realidade?”, “A pasta de lucernas de balsa”, “Lucernas ditas mineiras de Santa Bárbara de Padrões (Arannis)”, “Las lucernas denominadas “mineras” – Reflexión conceptual, funcional y cronológica a partir de la Extremadura romana” e “Algumas considerações sobre L. Iulius Reburrinus olisiponensis (CILA I 38) e sobre as lucernas “mineiras” com a marca L.I.R”.

“Cadernos do Museu da Lucerna” é uma publicação editada no âmbito do protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Castro Verde e a Cortiçol para a gestão do Museu da Lucerna