sexta-feira, abril 17, 2015

RECORDADO O ENCONTRO DE AMIGOS NA FESTA DO PATRIMÓNIO ,EM 2012

.
NA NOSSA PLATAFORMA TV, O KANAL
CASA DAS PRIMAS ,345990 da MEO,
RECORDÁMOS AQUELA TARDE MÁGICA
EM CASTRO VERDE, EM QUE AMIGOS
DO DO ALENTEJO TERRA E GENTE
SE ENCONTRARAM, NA FESTA DO
PROGRAMA "PATRIMÓNIO" DA RÁDIO
CASTRENSE.

Como se sabe , o Programa PATRIMÓNIO, que existe há mais de 20 anos na Rádio Castrense,com a voz de José Guerreiro, vai para o ar todas as noites de 5ª.feiras, e constitui um serão familiar muito desejado na região de Castro Verde.
Às 5ª.feiras , na Vila, mas sobretudo nos montes à volta, os amigos do programa, esperam ansiosamente pelas 21 horas, para escutar e participar activamente ao longo da noite, através do telefone, dizendo poesia popular, cantando uma moda alentejana, dizendo adivinhas, contando estórias, ou simplesmente, dando as boas noites à roda de amigos.

Desde há cerca de 4 anos, o José Guerreiro criou no facebook, uma página de divulgação da cultura alentejana, a que chamou ALENTEJO,TERRA E GENTE, e num iniciativa que se tem revelando vencedora, estabeleceu uma ligação muito forte, com o PATRIMÓNIO, especialmente através da internet, mais especificamente, por intermédio do facebook.

A página captou imensos ouvintes para o programa e deu-se então a vontade dos amigos da página ALENTEJO,TERRA E GENTE, se encontrarem pessoalmente com ouvintes tradicionais ,aqueles fidelizados ao longo dos anos .

E aconteceram vários encontros, tendo, o que se realizou em 22 de Setembro de 2012, ficado para a posteridade como uma tarde inesquecível, com os amigos virtuais a materializaram a sua amizade agora em carne e osso, com risos e lágrimas à mistura.

A CASA DAS PRIMAS testemunhou e participou na troca de afectos ,registando imagens que incluiu numa crónica então publicada.
e que aqui hoje vou repetir.

antes porém, direi que ontem, publiquei no nosso KANAL CASA DAS PRIMAS, 345990 da MEO, exertos das modas cantadas em grupos de amigos, adhock, no decorrer da festa, e que obedecem àquele principio lembrado em Paris, aquando do reconhecimento do Cante Alentejano como Patrimónío Imaterial da Humanidade , e que é: Um alentejano nunca canta sózinho"

recordemos ,pois:

.
A FESTA DO PATRIMÓNIO-ATG QUE
SE REALIZOU A 22 DE SETEMBRO,
AQUI NA CASA DAS PRIMAS AINDA
CONTINUA.



Como se sabe o Programa do encontro teve várias etapas ao longo do dia, começando logo pela manhã no Jardim do Padrão ,aqui em Castro Verde, com, e nas circunstâncias que já aqui foram objecto da primeira crónica ,na Casa das Primas.

Visitas às igrejas e Museu da Lucerna, seguida de almoço no Pavilhão do Agricultores do Campo Branco.

À tarde, e no Pavilhão tivémos o chamado espectáculo da tarde, e é desse que vou falar aqui e agora.

No palco, montado numa das extremidades do pavilhão, o José Guerreiro, criador e
animador do programa "PATRIMÓNIO" e a voz que mobiliza o Alentejo ,onde quer que ele se encontre,falo não só dos alentajanos que escutam na região, como os que o fazem em todo o País e estrangeiro (estes,escutam graças à internet), deu inicio ao espectáculo ,a todos saudando:


pelo palco foram passado: AS VOZES DE CASEVEL




AS CAMPONESAS DE CASTRO VERDE

O grupo da casa que recebeu o carinho dos presente





PEDRO MESTRE E AS PAPOILAS DO CORVO não poderiam faltar


O Pedro Mestre regressaria ao palco integrado nos CARDADORES DA SETE

grupo que atingiu um patamar de qualidade reconhecido e aplaudido generosamente pela sala.

Muito animado, esteve também no palco o GRUPO DE VIOLAS CAMPANIÇAS DE SÃO MARTINHO DAS AMOREIRAS


Cantaram também, individualmente a Rosa Ferrão


que já aqui havia publicado, e que dinamitou a sala que explodiu em aplausos

recebendo no fim inumeros gestos de apreço pelos fãs, em particular da sua amiga Amália Diogo


e de Pedro Mestre ,que exigiu ser fotogrado ao lado da Rosa

Actuou também outro artista da região, o PEDRO JONNAS, o cantôr romântico de Albernoa, que, cuja performance, já foi aqui também foi publicada num post à parte:



Outro momento do agrado da plateia foi quando o popular JESUINO COELHO subiu ao palco e contou uma das suas estórias brejeiras



que muitas gargalhadas arrancou da plateia

Durante essa tarde ,foram muitos os acontecimentos que foram tendo lugar no Pavilhão, à margem do espectáculo ,mas que tiveram a vêr com um dos objectivos do dia, e que foi o encontro dos amigos do ATG.

Muitos já se haviam encontrado durante os eventos da manhã, à tarde muitos outros apareceram e houve muita emoção nos encontros e reecontros que se foram sucedendo.

Conheci pessoalmente a Dona Aldegundes que só conhecia das intervenções às quintas no PATRIMÓNIO, e tive o previlégio de a ouvir dizer um poema de sua autoria, num exclusivo para a CASA DAS PRIMAS



na sua autenticidade a Dona Aldegundes foi igual a si própria e fiqUei a admirá-la ainda mais.

Também a Manuela Medeiros , que todos ouvíamos às quintas feiras a falar desde Geneve na Suiça, com os seus poemas, apareceu e se desdobrou em deliciosos reconhecimentos :

-Olá eu sou a Manuela Medeiros
-Ah ,não diga, eu sou Aldegundes



abraçaram-se com emoção como se conhecessem pessoalmente há muito

e tiveram longas trocas de palavras, ficaram mais amigas, aposto.

Outro momento emocionante ,quando a Dona Aldegundes ofereceu ao Francisco Henriques, o poeta-pastor, uma prenda pelo seu aniversário, e aí ,o homem duro, não resistiu, e chorou ao ouvir a sala toda a cantar o "parabens a vocêx".



A Manuela Medeiros teve a gentileza, ela também, de declamar para a CASA DAS PRIMAS um dos seus poemas



e mais tarde de cantar em grupo com a irmã , a Ana Pereira e a Dália Pinto, registando para memória futura uma sons e imagens duma tarde mágica.


O clima de fraternidade , e o prazer do encontro esteve sempre presente entre o pessoal do ATG, e até o simples acto de se prepararem para uma foto, foi motivo de brincadeira, de risota.



No final da tarde, e antes da pausa para jantar, a que seguiria o espectáculo da noite, a ser transmitido pelo Património, e que hoje , dia 1 de Noivembro será transmitido a partir das 21,00, houve um expontâneo bailarico