quinta-feira, junho 09, 2005

Castro Verde, está connosco

..
Decorre com o êxito já esperado a Semana de Castro Verde, organizada pelo Grupo Recrativo do Feijó, Câmara de Almada e de Castro Verde.
Estivemos no desfile de Sábado à noite na Rua dos Pescadores da Costa da Caparica, e também, na excelente matinée de Domingo, na sede do Grupo .
Ao desfile, inúmeros alentejanos residentes na região de Almada, compareceram e vibraram com as modas e a animação, que durou até à meia noite, com os grupos a actuarem no palco instalado na Praça do Mercado,bem no centro da Costa.
Apesar do vento forte que se fazia sentir , as pessoas não arredaram pé, a trautearem as letras que conheciam , e a curtirem bons momentos de convívio com gente da sua terra.
A sessão de Domingo foi muito animada, e com a sala pejada de gente, o grupo de Teatro "as Veteranas de Castro Verde" espalhou a surpresa e a boa disposição, ao interpretar com grande realidade "O dia a dia de um pastor". Sem texto escrito, laborando sobre ideias já faladas e trabalhadas em grupo, as "actrizes" deram-nos uma imagem muito real e divertida da azáfama na casa dum pastor alentejano, que com sua família e amigos, participam numa matança de porco, e da festança a que a mesma serve de pretexto. O palco enche-se de vida e às tantas parece-nos que estamos todos a participar naquela festa, a comer aqueles petiscos e a rir a bandeiras despregadas com as "falas" daquela família:
"A comadre Maria não fala na vida das pessoas da família" "só da dos outros"-logo, contapõe a filha mais nova...
-"Queres pão com manteiga, filha" "quero sim senhora minha mãe. mas bote-lhe açucar amarelo dos dois lados".
.
-"mãe, mãe, esta chouriça é para quem?"
"É pró teu pai"
"mãe, mãe, e aquela ali?"
"Essa é para mim"
"mãe, mãe, e aquela ?"
"é pra tua tia"
"atão e para mim?"
"atão pra ti levas um palaíto"
.
"esta manhã achei
debaixo da minha janela
uma cartinha d.amôr
quem ficaria sem ela?"
vai cantando a filha mais nova , enquanto , contrariada, vai varrendo o chão.
.
A sessão terminou com a actuação bem divertida , do grupo BANZA, que entre uma canção e uma piada bem apimentada, a todos dispuseram bem.

Na sede do Clube Recreativo. assistimos ontem à noite a outro belissimo espectáculo. Foi a noite das violas campaniças e de fado.
..

Ao som mavioso e único das violas campaniças, dedilhadas pelos dois únicos jovens que as sabem tocar, liderados por Pedro Mestre, que além de exímio tocador, é também artesão construtor das mesmas, ouviram-se belissimas modas alentejanas, entre elas a "Mariana Campaniça", entoadas pela grupo ,com algum feed back da plateia, rendida à magia criada a partir do palco. Foram momentos altos os que se viveram na sala, encantada pelo virtuosismo dos tocadores e das letras que lhes traziam saudosas memórias do seu Alentejo.
.
MARIANA CAMPANIÇA.

A mariana campaniça
Que lindos olhos que tem
Do monte da légua às pias
À missa não vai ninguém

À missa não vai ninguém
Á missa já ninguém vai
A Mariana campaniça
Coitadinha não tem pai

Coitadinha não tem pai
E mãe também já não tem
A Mariana campaniça
Que lindos olhos que tem

.
Prossegue a Semana de Castro com o desfile de logo à noite na Cova da Piedade.
Vamos todos lá!!!