segunda-feira, julho 16, 2007

aves da região de Castro Verde -

.
O PENEIREIRO-DAS-TORRES

PENEIREIRO-DAS-TORRES

Casto Verde é uma das mais importantes e famosas regiões para a observação de aves em Portugal. A zona é conhecida pelas extensas planícies ocupadas por estepes cerealíferas (pseudo-estepes), onde a agricultura tradicional permite a ocorrência de muitas espécies estepárias, a maior parte delas muito ameaçada e rara na Europa. No entanto, as ribeiras e açudes existentes, bem como os montados de azinho e sobro, quebram a monotonia da paisagem e permitem a observação de uma grande variedade de outras espécies.

As espécies aí encontradas são:
A abetarda,o Sisão, o Cortiçol de barriga branca, o roleiro e o Peneireiro--das-torres.

O Peneireiro-das-torres é uma pequena ave de rapina estepária, muito ameaçada a nível mundial. É estival, registando-se em Castro Verde o maior núcleo populacional do país (cerca de 200 casais), em resultado da implementação de medidas de conservação específicas
É um pequeno e elegante falcão, muito semelhante ao Peneireiro - Vulgar ou Peneireiro - de - Dorso - Malhado. No entanto, distingue-se pelo chamamento e algumas características morfológicas, como as asas e cauda mais curtas, penas centrais da cauda ligeiramente mais alongadas, bico mais fraco e garras mais claras. O macho adulto tem o dorso castanho avermelhado, sem marcas pretas e uma pequena faixa azul-acinzentada entre o dorso acastanhado e as penas de voo pretas. A cabeça é azulada sem a marca facial preta nítida (bigode) do Peneireiro - Vulgar. Debaixo das asas é mais esbranquiçado e com manchas mais pequenas e mais redondas. As fêmeas e os juvenis das duas espécies são muito difíceis de distinguir apenas pela plumagem, embora no Peneireiro das Torres sejam um pouco mais claros.

É migrador, passando o Inverno no continente africano. Esta ave sofreu nas últimas décadas um grande decréscimo a nível Europeu, sendo considerada como uma espécie globalmente ameaçada.

No dia 22 de Julho vai ser apresentado um livro chamado "NA GRANDE ROTA DO PENEIREIRO-DAS-TORRES, de autoria de Rita Alcazar e Sónia Fragoso,lançado pela LPN (Liga da Protecção da Natureza) em colaboração com a Câmara Municipal de Castro Verde e a Associação de Agricultores do Campo Branco, e é baseado no trabalho de 4 anos na recuperação e conservação do Peneireiro-das-Torres, no Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho, pelas 18 horas.
A Agenda Cultural de Castro Verde ,para o mês de Julho, refere que, a sessão de lançamento deste livro, incluirá uma visita ao campo para observação de algumas colónias do Peneireiro-das-Torres.