quinta-feira, julho 05, 2007

TEATRO EM CASTRO VERDE

.
dia 11 de julho

Grupo de Teatro Pau de Giz apresenta "O Marido vai à Caça"


O Grupo de Teatro Hiper Amador "Pau de Giz" da Escola Secundária de Castro Verde, apresenta "O Marido vai à Caça", uma peça da autoria de Georges Feydeau, com encenação e adaptação de Arnaldo Pata.

A peça vai ser apresentada ao público no dia 11 de Julho, no Cine-Teatro Municipal de Castro Verde, pelas 21h30.

O Marido Vai à Caça! é uma comédia em três actos escrita em 1892 e foi um dos maiores sucessos da carreira de Georges Feydeau.

GEORGES FEYDEAU
(1862-1921)

Georges-Léon-Jules-Marie Feydeau, filho do romancista Ernest Feydeau, nasceu em 8 de dezembro de 1862 em Paris. Actor, director e dramaturgo, escreveu 39 peças entre 1881 e 1916. O primeiro grande sucesso veio com "O marido vai à caça" (Monsieur chasse - 1892;), que inaugurou seu tema predileto: os artifícios da infidelidade. Seguiram-se outros,
como"O hotel do livre-câmbio" (L'Hôtel du libre-échange - 1894; "A dama do Maxim's" (La Dame de chez Maxim's - 1899), e "Com a pulga atrás da orelha" (La Puce à l'oreille - 1907. O humor irresistível das farsas de Feydeau, caracterizadas por situações levadas ao limite do absurdo e por uma técnica perfeita, divertiu as platéias parisienses do início do século XX e tornou-se universalmente apreciado. Feydeau renovou a técnica do vaudeville e elevou seu padrão literário. Dotado de fértil imaginação, criou complicadas intrigas em que as situações inesperadas nascem umas das outras dentro de uma lógica implacável e em ritmo alucinante. Satirizou os temas comuns da comédia popular, como maridos enganados e mulheres estúpidas, e os modismos da época. Suas peças foram incorporadas ao repertório da Comédie-Française em Paris e montadas por muitas outras companhias no exterior.
Feydeau morreu em 5 de junho de 1921, em Paris.