quarta-feira, julho 23, 2008

amanhã em Castro Verde

.
Castro Verde vai ter amanhâ

Apresentação do livro: “A Tradição Lendária de Afonso Henriques e as Memórias do Rei Fundador em Castro Verde”



“A Tradição Lendária de Afonso Henriques e as Memórias do Rei Fundador em Castro Verde” é o título do trabalho de Maria de Lourdes Cidraes, edição da Câmara Municipal de Castro Verde. Este trabalho analisa de uma forma aprofundada a tradição lendária em torno da coroação de D. Afonso Henriques, tendo como ponto de partida a lenda do Milagre de Ourique e o mito fundador português.

Maria de Lourdes Cidraes é investigadora do Centro de Tradições Populares Portuguesas, onde coordena o projecto “Imaginário Nacional Português”. Membro da Direcção da Revista Lusitana, foi professora de Cultura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde apresentou a tese de doutoramento “O Espelho Nebuloso. A mitologia nacional portuguesa e o teatro de António Patrício”, em 1999.

Autora de várias dezenas de artigos científicos e do livro “Os Painéis da Rainha”. A apresentação pública da edição contará com a participação do Grupo Coral “Os Ganhões de Castro Verde” que interpretará modas, testemunhos da nossa oralidade, cuja temática bebe na mítica batalha.


Local: Basílica Real de Castro Verde

Hora: 18h00