quinta-feira, julho 01, 2010

começou hoje a XII FEIRA DO ALENTEJO da ALMA ALENTEJANA

.


Como é da tradição a Alma Alentejana realiza mais uma Feira do Alentejo.
É notável o trabalho desta associação e o seu amôr pela terra mãe.
Os alentejanos fóra do Alentejo sublimam as suas origens com um grande fervôr e não deixam nunca de lutar para engradecer a sua região

Tenho estado presente em anteriores edições da Feira Alentejana, e dado aqui no teu blogue crónica das mesmas.

NA EDIÇÃO DO ANO DE 2009, AS CANTADEIRAS DA ALMA ALENTEJANA CANTANDO "O ALENTEJO NÃO TEM FIM"


XII Feira do Alentejo une Almada e Seixal

De 1 a 4 de Julho a Escola Secundária Cacilhas-Tejo recebe a XII Feira do Alentejo com uma programação recheada de saberes e sabores do Alentejo, um leque variado de gastronomia alentejana e com a voz de Mário Barradas a cantar Ary dos Santos na sua abertura.
A Feira do Alentejo é promovida pela Alma Alentejana – Associação para o Desenvolvimento, Cooperação e Solidariedade Social, que conta com várias actividades, tais como a Escola de Viola Campaniça, o Grupo de Cavaquinhos, as Cantadeiras e as Sevilhanas, que estarão presentes na Feira no dia 4 de Julho.

No programa da Feira destaca-se a Grande Noite de Fados e Poesia, no dia 2, os vários agrupamentos oriundos do Alentejo, como o Grupo Coral de Safara, o Grupo Coral Etnográfico de Cuba ou os Grupos Corais da Malagueira.

A destacar também a presença do poeta José Carlos Ary dos Santos na voz de Mário Barradas, tornando assim presente a Menina do Alto da Serra e a Desfolhada Portuguesa que tantas ligações têm ao Alentejo.

Vais ainda poder provar a gastronomia alentejana presente nas migas com entrecosto, sopa de cação, açorda, ensopado de borrego, cozidinho de grão e carne de porco à alentejana.

A XII Feira do Alentejo conta com o apoio da Escola Secundária Cacilhas-Tejo, do restaurante O Cantinho Alentejano, das Juntas de Freguesia de Cacilhas, Laranjeiro e Cova da Piedade, Tipografia Lobão e Câmara Municipal de Almada.

Ao meu migo Luis Moisão, com quem estive, ainda que por poucos minutos na Festa Alentejana junto ao Pavilhão dos Desportos de Almada, o desejo de uma
optima edição da Feira, e já que me é impossóvel estar em Almada nestes dias, me faça conhecer os êxitos desses momentos.

Força Alma Alentejana.