sexta-feira, julho 23, 2010

ESTA TARDE, EM ENTRADAS, INAUGURA-SE A EXPOSIÇÃO "A PRIMEIRA REPUBLICA:1910-1926 "PROTAGONISTAS E ACONTECIMENTOS"

.
ESTA TARDE ,INTEGRADA NA PROGRAMAÇÃO
DAS "NOITES DE SANTIAGO" DE ENTRADAS,
INAUGURA-SE UMA EXPOSIÇÃO SOBRE A
PRIMEIRA REPUBLICA-


A Primeira República: 1910–1926. Protagonistas e Acontecimentos é uma viagem pela 1ª República Portuguesa, instituída a 5 de Outubro de 1910, narrada pelos seus protagonistas e pelos episódios que a ergueram. Ao longo de vinte painéis, o visitante caminha pela sua história e cruza-se com nomes de âmbito nacional, quer ao nível da Presidência da República - Teófilo Braga, Manuel de Arriaga, Sidónio Pais, Manuel Teixeira Gomes – quer ao nível dos dirigentes dos três grandes partidos republicanos – Afonso Costa (Partido Democrático), Manuel de Brito Camacho (Partido Unionista) e António José de Almeida (Partido Evolucionista).

No plano local, evidenciam-se os homens que, ao longo desses dezasseis anos, protagonizaram a evolução da República no Baixo Alentejo. Líderes republicanos nascidos em Castro Verde, como António Francisco Colaço ou Manuel Francisco Coelho.

Os vinte painéis em exposição incorporam ainda uma linha explicativa contextualizante da implantação da 1ª República em Portugal, uma espécie de cronologia documentada até 1926, que permitirá ao visitante uma percepção mais detalhada da evolução deste importante marco da história nacional.


Local: Casa de Pedra - Entradas (Noites em Santiago 2010)
Horário: 18h00

Organização: Comissão Concelhia para as Comemorações do Centenário da República -