terça-feira, julho 27, 2010

PEDRO MESTRE E A VIOLA CAMPANIÇA ESTE ANO NA ORQUESTRA DOS SETE SÓIS

.
VEM AÍ O FESTIVAL SETE SÓIS
SETE LUAS, QUE TODOS OS ANOS
EM SETEMBRO NOS TEM TRAZIDO
A CASTRO VERDE 3 DIAS DE
MUITA MÚSICA ,DANÇA ,GENTES
DE OUTROS ESPAÇOS MEDITER-
RÂNICOS E UM CLIMA MUITO
ESPECIAL À VILA.

Em cada edição dos Sete sóis, forma-se uma orquestra constituída por elementos de cada país participante, que actua durante os Festivais e que produz um disco para comercializar.

Este ano não foge à regra.
O ano passado foi a Celina Piedade que intregrou a orquestra.
Este ano é o Pedro Mestre e a sua viola campaniça,

Deixo aqui un sketsh da actuação da 7sois orkestra 2009 com Celina Piedade, a actuar no dia do Concerto de encerramento dos Sete Sois em Castro Verde .


Viola Campaniça em produção original do Festival Sete Sóis Sete Luas

Pedro Mestre, tocador de viola campaniça, é um dos elementos que integra Les Voix du 7Sóis, uma produção original idealizada pelo Festival Sete Sóis Sete Luas, que resulta num encontro entre as muitas vozes e diferentes línguas do mediterrâneo.

Sons dos portos do mediterrânicos, os cantos, os instrumentos de uma tradição milenária feita de trocas, encontros e diálogo são algumas das particularidades e características presentes neste projecto dirigido pelo multi instrumentista Stefano Saletti, que temestado em digressão pelas cidadades de Genazzano, na Toscânia, Pontedera, Catânia e Roma,em Itália.

Aqui uma imagem da orquestra sete sóis deste ano de 2010 com Pedro Mestre, aquando dos trabalhos e gravação em Vila Real de Santo António, neste mês de Julho.



O projecto conta ainda com as vozes de Talya Solan (Israel), Juan Pinilla (Andaluzia), e com as sonoridades de Wafir Shaikheldin (Norte de África, acordeão, violim, oud e voz), de Alen Sinkauz (Istria, Croácia, baixo) e do próprio Stefano Saletti (Itália, bouzouki, oud, voz), que transportam para esta produção original os cantos ebraicos do Yemen e melodias do sul de Portugal, o flamenco e os cantos de trabalho do sul da Itália, os makam do Norte de África com os ritmos dos Balcãs.

Já este mês Julho, o grupo de músicos editou o albúm Les Voix de 7Sóis live in Vila Real de Santo António, composto por onze faixas, gravadoem Abril passado.

Les Voix de 7Sóis passam brevemente em Portugal para além de castro Ver em Setembro,, pelas localidades de Oleiros, Ponte de Sôr, Vila Real de Sto. António e , aquando da passagem do Festival Sete Sóis Sete Luas por terras lusas.