quarta-feira, agosto 31, 2011

FESTIVAL DO MEDITERRÂNEO, SETE SÓIS,SETE LUAS, em CASTRO VERDE

.
FALTAM JÁ POUCOS DIAS PARA
O INICIO DA EDIÇÃO DESTE
ANO DO FESTIVAL MEDITERRÂNICO
SETE SÓIS,SETE LUAS, EM CASTRO
VERDE.

Castro Verde - Planície Mediterrânica 2011



Entre 9 e 11 de Setembro Castro Verde recebe mais uma edição da iniciativa «Planície Mediterânica», integrada na rede cultural do Festival «Sete Sóis Sete Luas». Culturas, sonoridades e identidades mediterrânicas vão estar em destaque neste evento que tem também como objectivo promover o «diálogo intercultural».

De acordo com a organização, a iniciativa «Planície Mediterrânica» constitui «uma viagem que conflui num espaço de criação e de encontro, único e excepcional, onde convergem as artes plásticas, os intercâmbios musicais e as residências artísticas».

Em parceria com cerca de 30 pequenas localidades de diferentes países do sul da Europa, o Festival «Sete Sóis Sete Luas» pretende também promover «intercâmbios culturais que permitem uma permuta de experiências entre as diferentes culturas da bacia do Mediterrâneo e o desenvolvimento de novas manifestações artísticas».

«A par das músicas de outras culturas do Mediterrâneo e, numa referência ao Alentejo, as polifonias da região marcam presença durante os dias da ‘Planície Mediterrânica’, tal como os sabores da gastronomia regional, os bailes de tradição, oficinas de dança, as feiras, as exposições, uma feira do livro, mostras de artesanato, um roteiro das tabernas», adianta a organização.

Ainda no campo da animação, bandas agrupamentos musicais de Marrocos, Itália, Sicília, País Basco e de Portugal vão animar aquela vila alentejana durante três dias.

Esta iniciativa é organizada pela Câmara de Castro Verde, Associação Sete Sóis, Sete Luas e Associação PédeXumbo, esta última, responsável neste Festival pelas oficinas de instrumentos, dança e pelos bailes.

A partir de amanhã, o nosso blogue vai diàriamente falar sobre cada detalhe da programação e lembrar os ultimos anos da edição em Castro Verde com as imagens (como esta) e filmes que então captou e publicou.

OFICINA DE DANÇAS BASCAS na EDIÇÃO DE 2010