segunda-feira, agosto 29, 2011

CRÓNICA DE UM DIA DIFERENTE, ou A NOITE EM QUE OS AMIGOS E AMIGAS DO "ALENTEJO TERRA E GENTE" PARTICIPARAM NO PROGRAMA "PATRIMÓNIO"


.
NÃO, NÃO FOI UMA NOITE COMUM, O QUE
ACONTECEU NO ESTUDIO DA RÁDIO CASTRENSE
NO PROGRAMA "PATRIMÓNIO",NA ULTIMA
QUINTA FEIRA.

Nessa noite, o programa foi diferente.
Estiveram como convidadoS do "PATRIMÓNIO" alguns dos amigos e amigas do site do facebook ALENTEJO TERRA E GENTE, vindos de Lisboa,Cascais ,Sesimbra, Barreiro,Mertola e também dos anfitriões da vila.

Desde que foi criado, numa ideia feliz de José Guerreiro, o ALENTEJO TERRA E GENTE ,o número de amigos que, sendo alentejano ou tendo paixão ou afinidade com e pelo Alentejo, tem aumentado exponencialmente, e já cresceu para além dos 8 mil.

Às quintas feiras, o programa Património vai para o ar em paralelo com os amigos do ALENTEJO TERRA E GENTE a participar ,quer nas chamadas para o estúdio dizendo poemas, cantando, ou escrevendo na sua página do facebook mensagens que vão sendo lidas pelo José F.Guerreiro em directo.


Desta vez, na edição da ultima quinta feira, o ALENTEJO TERRA E GENTE pulou para dentro do estúdio, esteve a participar deste lado, em directo, e foi uma experiêcia gostosa.Para eles,para o Programa,para os ouvintes.

Mas a epopeia começou antes, manhã cedo, com todos a convergir para Castro Verde, e já na vila, a reunirem-se no Restaurante Barra Azul, onde muitos
deles se conheceram pessoalmente pela primeira vez .




O jantar que decorreu muito animado, e foi aproveitado também para os

ultimos retoques nos textos e canções que iriam ser representados no Programa.


o que desde logo encantou proprietários, empregadoss e clientes do Restaurante:



Depois foi a partida para os Estudios da Rádio Castrense e o primeiro impacto com a realidade de uma estação de rádio por dentro.


O encontro com o autor e apresentador do PATRIMÓNIO, José Guerreiro, foi para alguns a primeira vez, e decorreu com muita satisfação dos dois lados.

Foi também gratificante para os convidados terem conhecido ao vivo os elementos do grupo Violas Campaniças de Corte Malhão, o Mestre Amilcar, a Alice e a Maria Joaquina, que muitos deles apenas da net e da rádio.

Depois foi a invasão do espaço da emissão, no interior do Estúdio






Após iniciada a emissão e depois de ouvir os primeiros convidados da noite ,os componentes do grupo Violas Campaniças, com quem os nossos amigos e amigas do ALENTEJO TERRA E GENTE puderam ainda cantar em conjunto expontâneamante o estúdio vibrou ao se aperceber que era a Dona Aldegundes a primeira a ligar para o programa-


como aliás vem sendo habitual, a Dona Aldegundes sempre consegue ser a primeira a entrar no ar.
Desta vez e por ser uma edição especial Dona Aldegundes dedicou um poema às amigas do facebook presentes no estúdio,mandou os beijinhos habituiais e concluiu com a a adivinha do costume


Foi então da Arminda Palma ,falou em nome do grupo:

apresentado as suas companheiras e companheiros de aventura, não deixando de agradecer ao apresentador do PATRIMÒNIO o convite para estarem presentes e enaltecer o papel de relevo do José Guerreiro na rádio e na cultura alentejana.

o GRUPO quiz então apresentar como trabalho colectivo de fundo, uma performance prepada por eles à distância, pois só o ensaiaram em conjunto durante o jantar que atrás referi, constituída por um texto a contar um "conto" enriquecido pela entoar de modas alentejanas alusivas.
Ao trabalho batizaram de "MEMÓRIAS DE DUMA CEIFEIRA":
Vamos vêr e ouvir:

e

e para terminar


Ainda o estúdio não tinha recuperado de tão sentida como bem representada performance, e logo uma nova emoção invadiu o espaço e ocorreu...
...
UM DOS MOMENTOS ALTOS DA
NOITE DE QUINTA FEIRA,
COM A INTERVENÇÃO EM
DIRECTO A PARTIR DE
GENEVE, DA NOSSA AMIGA
MANUELA MEDEIROS.

Presente no estúdio ,pude testemunhar a emoção de todo o grupo de companheiros do ALENTEJO TERRA E GENTE, especialmente o irmão da Manuela Medeiros,a quem se percebeu alguma "humidade" nos olhos, ao ouvir a voz e a arte que chegava da Suiça.

A Manuela tem revelado uma invulgar sensibilidade e bom gosto, nos poemas e nos seus temas, e desta feita juntou uma especial emoção ,juntando às letras a sua voz:



Manuela Medeiros:

PROS MEUS AMIGOS RECITEI ESTA NOITE NO PROGRAMA ESPECIAL''PATRIMÓNIO''

Ora viva meus amigos
Que bom aí sabê-los
Fica a pena de quem gostava
Meus amigos de poder vê-los

É esta uma familia
Que ás quintas se reúne
Esta noite estou de vigília
Não me castiguem,fico impune

Era o meu maior desejo
Convosco poder estar
O meu irmão eu não vejo
Mas posso ouvir cantar

Para todos um beijinho
Um xi-coração bem apertado
É com todo o meu carinho
Que de longe estou ao vosso lado...

Beijocas a todos!!!!

Após tão grande emoção, e depois do apresentador ler voz alta algumas das mensagens do site do grupo ALENTEJO TERRA E GENTE do facebook, o irmão da manuela Medeiros , José Francisco Vaz ,cantou uma moda dedicada a Mertola ,acompanhado pela Margarida Lopes e restantes companheiros


Instada pelo apresentador, também a nossa amiga Dália Pinto cantou a sua "TRIGUEIRA DE RAÇA" com a voz fresca que até agora, muitos só conheciam pela rádio em anteriores edições do PATRIMÓNIO:



O final do Programa já se aproximava , quando a Arminda Palma se dirigiu à roda de amigos nos agradecimentos e desejos finais



Foi uma noite prazeirosa que aconteceu no estudio da Radio Castrense.

O nosso blogue agradece ao José Guerreiro a possibilidade de ter vivido aqueles momentos e também aos amigos do ALENTEJO TERRA E GENTE ,alguns dos quais conheci pessoalmente ,o privilégio de os acompanhar em tão gostosa aventura .




Estiveram no Estudio: Arminda Palma,Dália Pinto,Ana Pereira,Margarida Lopes,José Francisco Vaz,António Manuel Silva Pereira,Custódio Canilhas Roque,Vitor e Célia Mestre e Francisco Afilhado.