BLOGUE que canta, escreve e mostra o Alentejo. Nasceu entre alentejanos da região de Castro Verde e Almodôvar . MADRINHA DE HONRA DO BLOGUE: TIA MARIA BÁRBARA MARQUES
.
TERMINADA A ÉPOCA 2012/13, DOS NOSSOS
PALPITES ,A CASA DAS PRIMAS FAZ O
BALANÇO CONSTRUINDO A HABITUAL "HALL
OF FAME" COM OS VENCEDORES DOS 9
CONCURSOS MENSAIS.
HALL OF FAME
Porque foi o que mais meses venceu, 3, o URBANO PEIXOTO, benfiquista de Lisboa, foi o frande triunfador da época.
Neste Quadro de Honra temos o SERGIO FERNANDES, vencedor 2 vezes nos meses de JANEIRO E MARÇO, depois o URBANO PEIXOTO, o que venceu mais vezes, 3 meses os de OUTUBRO,FEVEREIRO e ABRIL, a seguir o ANTÓNIO MENDONÇA, venceu 1 vez, o de AGOSTO/SETEMBRO, depois o ABILIO AZEVEDO, que venceu 1 vez,em NOVEMBRO, em baixo o MIGUEL, venceu 1 vez em DEZEMBRO.
Por clubes de que são adeptos os vencedores.
BENFICA . 5
SPORTING - 4
Vamos agora ver a lista dos vencedores ,dentro de cada mês , nas semanas:
.
DECORREU, COMO A CASA DAS PRIMAS TINHA
AQUI INFORMADO, NO MUSEU DA RURALIDADE
EM ENTRADAS, UMA ESPECIE DE OFICINA
DNIMINADA GRUPO DA MEIA.
Miguel Rego tem feito um trabalho notável no Museu da Ruralidade de Entradas.
Vivificar aquele espaço com frequentes actividades com dna na vida rural,relacionadas com os trabalhos do campo, na forma de vestir e calçar ,no cantar polifónico ,nos instrumentos de trabalho e musicais, tem sido uma forma de gestão inteligente e eficaz.
A ultima actividade a ter lugar no Museu foi a do grupo da meia, que nos fe recordar as meias de linha e a sua forma de confecção.
Aprender a fazer meia de linha
As meias de linha, também chamadas de cinco agulhas, são relíquias do passado que há muito caíram em desuso.
Resistentes para usar com o calçado de trabalho, eram muitas vezes enriquecidas com delicados motivos rendados numa sabedoria feminina passada de geração em geração.
O Museu da Ruralidade, no âmbito da exposição “Maria Linda – Uma mulher Alentejana em meados do século XX”, promoveu a iniciativa “Grupo da Meia”. Uma tertúlia de lavores onde se ensinou esta arte e se evocaeram memórias de tempos passados.
.
VÊM AÍ AS FESTAS DA VILA,
CASTRO VERDE JÁ SE PREPA-
RA
Richie Campbell, Aurea e Dário nas Festas da Vila 2013
RICHIE CAMPBELL, AUREA e DÁRIO são os nomes que compõem o cartaz das Festas da Vila 2013 que, de 28 a 30 de junho, voltam a animar o Largo da Feira, em Castro Verde, em honra do padroeiro S. Pedro. Um programa de três dias de animação, do qual fazem parte bailes, música tradicional, bares e restaurantes, insufláveis, e outras propostas de animação.
Na sexta-feira à noite, 28 de junho, a partir das 23h30 sobe ao palco RICHIE CAMPBELL, nome de referência do reggae português que, apesar de muito jovem, apresenta já um longo e invejável currículo, onde se contam colaborações com Kymani Marley (filho de Bob Marley) e a abertura do concerto de Nas & Damien Marley no Pavilhão Atlântico. Em 2010 lançou o álbum “My Path” e dois anos depois "Focused”. Desde então tem atuado nos palcos dos principais festivais em Portugal, entre eles, o festival MEO Sudoeste, onde regressa este ano. Em Castro Verde espera-se a sua boa vibração, ao som de temas como “Everytime I Cry", "Blame It On Me", "That's How We Roll" ou"Love is An Addiction".
Sábado, 29 de junho e Feriado Municipal do concelho, é a vez da cantora AUREA apresentar em Castro Verde, a partir das 23h30, o seu último álbum “Soul Notes”, editado no final de 2012, e que integra temas como “Scratch My Back” ou “Nothing Left to Say”. Com apenas 25 anos de idade, a cantora é já um dos grandes nomes da música portuguesa, tendo sido considerada a voz revelação nacional em 2010.
As Festas da Vila encerram no dia 30 de junho com um concerto do cantor DÁRIO, natural de Castro Verde, que se destacou em 2009 por ter lançado um disco de tributo ao seu ídolo (Tony Carreira). Agora com 23 anos, o cantor conta já conta com três álbuns de temas originais editados, entre eles o seu mais recente trabalho “Se não me quer mais”, que se traduz num misto de ritmos, repleto de letras que nos tocam e nos fazem vibrar, ora pelas palavras ou pela melodia. Um espetáculo a não perder, que terá início a partir das 22h30, no Largo da Feira, em Castro Verde.
A iniciativa é uma organização da Câmara Municipal de Castro Verde e da Junta de Freguesia de Castro Verde, em colaboração com as associações e coletividades do concelho.
As meias de linha, também chamadas de cinco agulhas, são relíquias do passado que há muito caíram em desuso.
Resistentes para usar com o calçado de trabalho, eram muitas vezes enriquecidas com delicados motivos rendados numa sabedoria feminina passada de geração em geração.
O Museu da Ruralidade, no âmbito da exposição “Maria Linda – Uma mulher Alentejana em meados do século XX”, promove a iniciativa “Grupo da Meia”. Uma tertúlia de lavores onde se ensina esta arte e se evocam memórias de tempos passados.
29MAI| Taberna do Museu da Ruralidade| 15h00
Org.: Museu da Ruralidade
O Município de Cuba vai realizar de 31 de Maio a 2 de Junho 2013 o Vivácuba – Livros & Companhia evento que integra a 5ª. Edição da Feira do Livro.
O Vivácuba procura intervir na área da cultura, permitindo divulgar e valorizar o concelho de Cuba a nível local, regional e internacional e tem como objetivos principais afirmar-se como um espaço de intercâmbio entre o livro e os diversos públicos, conjugando várias manifestações culturais nas mais diversas áreas, tais como a música, a dança, o cante, a pintura, o design e moda, a gastronomia, entre outras.
Esta edição integra mais uma vez o projeto “II Gala do Cante Alentejano”, desenvolvido com as entidades culturais locais, iniciativa que pretende valorizar e promover um dos produtos culturais mais genuínos da região – O Cante Alentejano, na terra que é considerada como “A Catedral do Cante Alentejano”.
O evento conta, ainda, com um Seminário Internacional Webook – “A Evolução da Literacia e do Envolvimento Parental na Escola”, temática que está a ser desenvolvida num projeto de parceria transnacional com Itália, mais especificamente a Província de Reggio Calábria e pretende aproximar a escola e a comunidade, a escola e as famílias e que poderá conduzir a uma melhor atitude dos alunos face à escola e ao ensino-aprendizagem. Um projeto com os livros, um projeto com web, um projeto com pessoas, um projeto com ação que visa contribuir para a redução dos impactos negativos e dos efeitos de médio e longo prazo que os maus hábitos de leitura (ou a sua ausência) provocam nos grupos mais jovens e, consequentemente, nas suas futuras competências pessoais e profissionais.
Ao longo dos três dias em que o evento decorre no Largo Visconde da Esperança (Largo da Bica), desenvolvem-se vários tipos de ações que se complementam entre si, formando um programa vasto e dinamizador.
Podemos encontrar diversos expositores temáticos, representações institucionais dos agentes culturais locais, espaços de atelier artístico prático, tasquinhas e o palco principal.
.
AMANHÃ, NO FORUM MUNICIPAL DE CASTRO VERDE
VAI PASSAR O FILME DO INDIE LISBOA, STARLET.
"Starlet" - Extensão IndieLisboa'13
29/5/2013
de Chris Bergoch e Sean Baker
Jane tem 21 anos e vive com outras duas jovens, Melissa e Mikey. Para onde quer que vá, faz-se acompanhar do seu cão Starlet. O acaso leva-a a tornar-se amiga de Sadie, uma idosa solitária de 85 anos, de quem se aproxima com o intuito de lhe extorquir dinheiro. Ao mesmo tempo que Jane aparenta ser uma jovem inocente e sem vícios, aos olhos de Sadie, a sua vida junto de Melissa e Mikey revela-se ser outra. Sean Baker, realizador dePrince of Broadway, que o IndieLisboa mostrou em 2009, volta a surpreender-nos com um filme intenso, servido por um excelente trabalho de imagem e excelentes actrizes. Sem dúvida, um grande filme a reter da mais recente produção norte-americana independente. (C. C.)
29 MAI | Auditório do Fórum Municipal | 21h30
Entrada Livre.
Org.: Câmara Municipal de Castro Verde
Parceria: Zero em Comportamento
.
HOJE E AMANHÃ, FRANCISCO CEIA
APRESENTA O SEU LIVRO "JOGO
DE JANELAS" NA EDITORA COLIBRI.
Estive esta tarde com o escritor, e tive o previlégio de colher uma dedicatória no seu livro ,à CASA DAS PRIMAS.
Aquando da sua apresentação na Casa do Alentejo, e em Castro Verde, às quais tinha intenção de ter estado presente, não o pôde fazer por impedimentos de ultima hora.
Hoje finalmente tive o ensejo de cumprimentar pessoalmente o autor e com ele ter cavaqueado um pouco.
Com chancela das Edições Colibri, "Jogo de Janelas" é o primeiro livro do autor nascido em Portalegre. Actor, autor, compositor e intérprete de canções, Francisco Ceia revela-se nesta sua primeira obra literária como um viajante de sonhos e de lugares, desvendando histórias tecidas no corpo das palavras, de que resulta uma literatura poética, a todos os títulos notável e original.
Francisco Ceia é natural de Portalegre. Depois de concluir o curso de teatro, inicia a sua carreira artística como actor profissional no CENDREV – Évora, onde permanece até final de 1979. Em Janeiro de 1980, funda na sua terra natal a companhia de teatro profissional, o Teatro do Semeador, onde foi actor e encenador.
Deu voz à banda sonora original da série de TV, "As Aventuras de Tom Sawyer", na RTP. Participou em vários programas de televisão. Actuou ao vivo em vários pontos do país, mas também no estrangeiro (França, Holanda, Espanha, Rússia, Uzbequistão, Canadá e Bélgica).
Em 1999 participou no 36º Festival RTP da Canção, onde interpretou “Romanzeira”. Entre discos e cd’s, Francisco Ceia tem editados 14 álbuns, sendo que o último data do ano de 2005 - “Virado para a Serra”.
Recomendo um salto amanhã ainda, à Feira do Livro, onde ainda estará entre as 16 e as 20 horas.
Deixo aqui as datas e os locais onde a seguir vai ser apresentado o livro
LISBOA ... 27 e 28 ... Feira do Livro 16:00
ALMODÔVAR ... 30 ... Feira do Livro 18:00
NISA ... 31 ... Feira do Livro ... 18:30
COIMBRA ... 8 de Junho ... Casa Municipal da Cultura ... 15:00
..................P J V E D GM GS DG
1 Castrense.... 30 9 6 2 1 16 3 +13 Jogos
2 Aljustrelense 30 9 5 2 2 12 7 +5 Jogos
3 Sesimbra .....21 9 2 2 5 6 16 -10 Jogos
4 Lusitano VRSA 20 9 2 3 4 5 12 -7 Jogos
5 Monte Trigo ..20 9 3 1 5 13 14 -1 Jogos
6 GD Lagoa .....15 9 2 4 3 10 10 0 Jogos
CASTRENSE-ALJUSTRELENSE 1-0
O Castrense entrou bem no jogo e logo aos 4 m Yussuf pooderia ter marcado, o Aljustrelense chegou a equilibrar, mas aos 53m Yussuf marcou mesmo e a partir daí criou mais oportunidades e foi um vencedor justo.
Futebol Clube Castrense
Eduardo ; Tiago Torres; Rolim (cap); Oumar; Roberto; Velhinho; Pedro Lança; Amadu (Cristiano, 90+4'); Youssouf (Miguel Silva, 90+2'); Jorginho; Ricardo Amaro (Pazinho, 85').
Treinador: Mário Tomé
Jogadores não utilizados: João Candeias; Filipe Nunes; Leandro; Rui Pepe.
Mineiro Aljustrelense
Fábio Reis; Paulo Serrão (José Mestre, 87'); Marcos; Nuno Alves; Nuno Martins (Tiago Lopes, 73’); Carlos Borges (Jeecy, 65’); Carlos Estebainha (cap); Nelson Raposo; Bruno Conduto; Adão; Diamantino.
Treinador: Vitor Rodrigues
Suplentes não utilizados: Miguel Cruz; Rui Pirralho ; Semedo; Rafael Nogueira.
.
TERMINA A ÉPOCA DOS NOSSOS PALPITES
COM O RUI PEDRO SOUSA,SPORTINGUISTA
DE LISBOA, A SER O CAMPEÃO DE MAIO
COM 2 PONTOS DE VANTAGEM SOBRE O
ROGERIO MAGALHÃES, TAMBÉM SPORTIN-
GUISTA ,DO MONTIJO E QUE FOI O VEN-
CEDOR DA JORNADA, E 3 SOBRE O POR-
TISTA , DO PORTO, PEDRO FIGUEIRA.
.
VAMOS TER NESTE FIM DE SEMANA A
ULTIMA JORNADA DOS PALPITES DE
MAIO, QUE SÃO TAMBÉM OS ULTIMOS
DA ÉPOCA 2013/14, COM A NATERCIA
A LIDERAR COM 4 PONTOS DE VAN-
TAGEM SOBRE OO RUI PEDRO SOUSA
E O PEDRO JONNAS E 5 SOBRE O
VITOR MESTRE E O PEDRO FIGUEIRA.
Fecha-se o ciclo dos nossos Palpites, com o jogo do fial da Taça de Portugal, 2 jogos da 1ª,jornada do Brasileirão e 2 jogos da 3ª.Divisão.
A CASA DAS PRIMAS seguiu a fantástica carreira da equipa feminina da CASA DO BENFICA DE CASTRO VERDE, vencedora do Campeonato e Taça Distritais de Beja,
e prestigia o grupo de trabalho pela qualidade do futebol produzido, e também pelo espirito de equipa que sempre presenciei. São familia dentro e fóra das 4 linas.Parabens. Partilho aqui o vídeo que elas produziram, ele mesmo uma prova da alegria solidária que as une,do bom gosto e do sentido de humôr sempre no ar.Bem hajam
.
EM MAIS UMA INICIATIVA DA
ASSOCIAÇÃO SENIOR CASTRENSE
Associação Sénior Castrense promove III Encontro de Corais de Castro Verde
16/5/2013
A Associação Sénior Castrense promove, nos dias 24 e 25 de maio, o III Encontro de Corais de Castro Verde. Uma iniciativa que pretende debater questões em torno da temática da música, e que arranca no dia 24, pelas 21h30, no Cineteatro Municipal de Castro Verde, onde decorrerá a atividade “Conversas Musicas”, com o maestro Victorino D’Almeida.
Já no dia 25, a partir das 17h30, a Basílica Real de Castro Verde acolhe um Concerto, que conta com a participação do Coro Polifónico de Castro Verde, do Grupo Coral “As Ceifeiras” de Entradas e do Gospel Collective.
A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Castro Verde e da Paróquia de Castro Verde.
.
O CHEF PEDRO MENDES, LANÇA AMANHÃ
EM LEÇA DA PALMEIRA UM LIVRO COM
O TÍTULO "O RENASCER DA BOLOTA"
COM RECEITAS POR SI CRIADAS COM
BASE NA BOLOTA. COM COSTELA ALEN-
TEJANA, O PEDRO ESTÁ AFINAL A PRES-
TIGIAR AS AUAS RAÍZES ,UM ALENTEJO
ONDE A BOLOTA TEM UM SIGNIFICADO
FORTE.
O livro ‘O Renascer da Bolota’, do Chef Pedro Mendes, vai ser apresentado pela primeira vez num encontro no Cais D’4, em Leça da Palmeira, no dia 23 de Maio, AMANHÃ (Quinta), às 17h. O jornalista e gastrónomo José Silva, vários Chefs e amigos vão marcar presença nesta iniciativa, aberta ao público, e em que o autor assinará os livros.
Ideia e conceito original do credenciado chef (que tem o seu nome no Guinness World Records, por ter confecionado a Maior Omeleta do Mundo, em Ferreira do Zêzere), o livro é a primeira obra sobre o tema escrita no nosso País, e reúne um conjunto de cerca de três dezenas de receitas de culinária confecionadas com a bolota, para além de curiosidades sobre a mesma.
Pedro Mendes foi, claramente, o primeiro cozinheiro entre nós a trabalhar um produto que antes ninguém queria: a bolota. Uma 'riqueza' do Alentejo e do País.
O livro tem vindo a suscitar grande curiosidade e impacto junto dos apreciadores e estudiosos da gastronomia, em particular, e do público, em geral. Desde escolas de Hotelaria a cozinheiros profissionais e amadores, para além de turistas, muitos são os que têm já procurado este trabalho, que acabou de ser publicado. Com um preço de capa de 15,80€, o livro, destinado a ser de leitura e utilização fáceis, tem um grafismo 'rústico' e imagens de grande qualidade.
Alguns profissionais da cozinha começam agora a interessar-se por este produto, e a utilizá-lo um pouco a título de 'experimentação', sendo que Pedro Mendes foi pioneiro nesta atitude, realizando um exaustivo trabalho de investigação e recolha de bolotas, durante mais de dois anos.
O autor é atualmente Chef no Restaurante A Concha, na Praia da Luz, e membro da Prochef Agency, que editou a obra.
.
O DR.FERNANDO PÁDUA LANÇA
SEU LIVRO "CUIDE DO SEU
CORAÇÃO - CARTAS DE
ALMODÔVAR"
No dia 22, quarta-feira, não perca a apresentação do livro "Cuide do Seu Coração – As Cartas de Almodôvar", do Prof. Fernando de Pádua, na Casa do Alentejo, em Lisboa.
.
OS ALUNOS DO PROJECTO VILAS CAMPANIÇAS
NAS ESCOLAS DE CASTRO VERDE, ESTÃO
HOJE PELAS 11,15 NOS CLAUSTROS DA AS-
SEMBLEIA DA REPUBLICA.
ESTA MANHÃ, DIA 22 A VIOLA CAMPANIÇA NA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA,
O projecto em Torno da Viola Campaniça do Agrupamento de Escolas de Castro Verde em parceria com a Cortiçol, Câmara Municipal de Castro Verde e Junta de Freguesia irá apresentar-se HOJE dia 22 de maio de 2013 na Assembleia da República.
Que contará com uma actuação da Turma de Viola Campaniça pelas 11.15h no Claustro da Assembleia da República
.
A CASA DAS PRIMAS CONGRATULA-SE
COM A VITÓRIOA DE UM CICLISTA
ALENTEJANO EM TERRAS AÇOREANAS
Ciclista de Almodôvar
vence prova nos Açores
O ciclista Rui Rodrigues, da equipa da Casa do Benfica de Almodôvar/ PeçAmodôvar, foi o grande vencedor da Volta aos Açores em Bicicleta, que decorreu no fim-de-semana.
“É uma vitória que muito orgulha a formação de Almodôvar”, sublinha ao “CA” o director-desportivo da formação almodovarense.
A formação almodovarense arrecadou a vitória colectiva na prova, fruto de ter colocado três ciclistas entre os primeiros 10 classificados: João Portela (segundo), Davide Garrido (terceiro) e Guilherme Lourenço (sétimo).
André Filipe, da Xymai Batalha, foi o grande vencedor do circuito
segunda-feira, maio 20, 2013
.
O CASTRENSE VENCEU FOLGADAMENTE
O MONTE TRIGO POR 4-0, NA ZONA
DE DESCIDA DA SERIE F DA 3ª.
DIVISÃO
ZONA DE SUBIDA
Esp. Lagos 4-1 CF Vasco da Gama
U. Montemor 4-1 Juventude Évora
At. Reguengos 3-1 Moura
------------- P J V E D GM GS DG
1 U. Montemor.... 39 8 4 1 3 15 9 +6 Jogos
2 Esp. Lagos -..-.35 8 4 3 1 13 6 +7 Jogos
3 Moura ..........35 8 3 3 2 11 8 +3 Jogos
4 At. Reguengos ..29 8 2 3 3 9 10 -1 Jogos
5 Juventude Évora 28 8 3 3 2 9 10 -1 Jogos
6 CF Vasco d Gama 17 8 1 1 6 5 19 -14 Jogos
.
SÁBADO À TARDE A CASA DAS PRIMAS ESTEVE
EM ALMODÔVAR NA FINAL DA SUPERTAÇA
DISTRITAL DE BEJA DE FUTEBOL FEMININO.
O futebol feminino vem ganhando adeptos de ano para ano, e no Alentejo ,vem conquistando as jovens em cada vez maior número,
Este ano a CASA DAS PRIMAS tem seguido o Campeonato Distrital de Futebol Feminino 7,e divulgaado por palavras e imagens o que foi acontecendo ao longo da época, em que a equipa da CASA DO BENFICA DE CASTRO VERDE, venceu o Campeonato e a Taça, tudo sem derrotas, e com a mais valia de ter visto 2 das suas jogadores, ser convocadas para as seleções nacionais nas categorias de sub 16,17 E 19, tendo ambas jogado a titulares . A Ana Capeta de apenas 15 anos acabados de fazer nomeada capitã da equipa de sub17 e titular também na de sub 19, e a Carolina Silva, na de sub17.
E foi sem qualquer derrota em todos os jogos que se apresentou em Almodôvar para defrontar a equipa de OURIQUE, que havia vencido na final da Taça Distrital por 5-1.
Desta feita a vitória sorriu à equipa de quem menos se espeva, as jovens de Ourique , por 2-1.
É por isto que o futebol é tão apreciado, isto é, pela imprevisibilidade.
Apesar de haver uma grande diferença de qualidade entre 2 equipas, nunca se pode afirmar com toda a certeza que o resultado vai ser este ou aquele.
Desta vez , apesar da equipa da CASA DO BENFICA de CASTRO VERDE ter dominado a maior parte do jogo, e de ter o triplo das oportunidades de golo, acabou por perder.Não teve eficácia no remate e ao contrário do que costuma, faltou-lhe pensar como equipa, e viu as suas adversárias , nas poucas vezes que foram à sua baliza, serem mais eficazes e marcarem 2 golos.
Evidententemente que também faltou a ponta de lança ANA CAPETA, mas uma equipa campeã não pode estar só dependente duma jogadora e ANA BATISTA é também uma excelente goleadora, e neste jogo só marcou 1 golo, o única da equipa nesta tarde da final.
A ANA CAPETA ,AQUI DE CANADIANAS, FOI A GRANDE AUSENTE NA FRENTE DE ATAQUE
Mas vejam as imagens das oportunidades perdidas
na trave
O assédio foi constante, sempre ,ou quase sempre com a equipa de Ourique a defender com toda a equipa atrás da linha da bola.
As imagens falam por si.
No final a cerimónia da entrega da Taça ficou ensombrada pela atitude inqualificável de uma adepta , soube mais tarde ser mãe de uma jogadora da equipa vencedora que atacou a mãe duma atleta da equipa da Casa do Benfica, tendo gerado uma enorme confusão com chamada da guarda .
Foi pena ,pois o futebol é uma festa, e uma final deveria ser encarada como um momento de consagração de uma época.
Parabens da CASA DAS PRIMAS às vencedoras e saudação à Casa do Benfica de Castro Verde, pela grande ´poca que fizeram e ao grande futebol que ao longo do ano mostraram.
.
NUMA JORNADA QUE VOLTOU A SER ATÍPICA
COM 3 JOGOS EM QUE NINGUÉM ACERTOU,
A GRANDE VENCEDORA FOI A NATERCIA,A
BENFIQUISTA DO MONTE DO TESTA A VIVER
NO FEIJÓ, E QUE SALTOU DO 7º.LUGAR
PARA A LIDERANÇA DA CLASSIFICAÇÃO
GERAL , AGORA COM 4 PONTOS DE VANTA-
GEM SOBRE A DUPLA RUI PEDRO SOUSA
E PEDRO JONNAS E 5, SOBRE O PEDRO
FIGUEIRA E O VITOR MESTRE.
JOGOS QUE CONTARAM:
BENFICA-MOREIRENSE..3-1 (Natercia,Herminia,João Roque,,Martim Ferreira)
P.FERREIRA-PORTO...0-2 (Natercia,António Fiuza,Gastão Inácio,Pedro Jonnas)
B.MAR-SPORTING...1-4
CASA DO BENFICA C.V.-OURIQUE..1-2
MONTE TRIGO-CASTRENSE..0-4
Castro Verde volta a ser Extensão do Festival IndieLisboa'13
Arranca na próxima quarta-feira, 22 de maio, em Castro Verde, a Extensão do IndieLisboa 2013 - Festival Internacional de Cinema Independente, com o documentário da autoria de Gabriel Mascaro, “Doméstica”. Um espelho do Brasil, dos muros entre classes, feitos de cimento do Leblon e tijolos da Rocinha, construído através de imagens filmadas por crianças, em cinco cidades diferentes.
Para dia 29 de maio, a extensão de Castro Verde do IndieLisboa tem programada uma sessão onde será projetada "Starlet", uma das mais recentes produções norte-americanas independentes. Com realização de Chris Bergoch e Sean Baker, o filme conta a história de Jane que, para onde quer que vá, faz-se acompanhar do seu cão Starlet. O acaso leva-a a tornar-se amiga de Sadie, uma idosa solitária de 85 anos, de quem se aproxima com o intuito de lhe extorquir dinheiro. Ao mesmo tempo que Jane aparenta ser uma jovem inocente e sem vícios, aos olhos de Sadie, a sua vida junto de Melissa e Mikey revela-se ser outra…
“Leviathan” (Vencedor do Grande Prémio de Longa Metragem da cidade de Lisboa), realizado por Lucien Castaing-Taylor e Véréna Paravelserá apresentado no auditório do Fórum Municipal de Castro Verde a 5 de Junho. Uma experiência que submerge todos os sentidos e embala uma viagem tempestuosa aos limites da natureza e da força humana que, através das imagens de doze câmaras GoPro, acompanha as viagens de um barco de pesca em alto mar na costa este dos Estados Unidos.
A Extensão de Castro Verde do Festival IndieLisboa’13 encerra com um conjunto de projeções, no dia 12 de Junho, que incluem “Má Raça” (Vencedor do Prémio Novo Talento Fnac e da Menção Honrosa do Prémio Pixel Bunker para Melhor Curta Metragem Portuguesa), dos realizadores André Santos e Marco Leão, “Da Vinci”, de Yuri Ancarani (Vencedor do Grande Prémio de Curta Metragem), “Comme Des Lapins” (Menção Honrosa do Grande Prémio de Curta Metragem), realizado por Camille Jourdy e Osman Cerfon e “Rhoma Acans” (Menção Honrosa do Prémio Árvore da Vida Para Filme Português).
A 10º edição do IndieLisboa representou um marco na história do festival – uma década de cinema independente em Lisboa, mobilizando um total de 45 mil pessoas para o conjunto de atividades do festival.
Durante onze dias, de 18 a 28 de Abril, o IndieLisboa recebeu cerca de 30 mil espectadores em sala. Entre as quatro salas de cinema, Culturgest, Cinema São Jorge, Cinema City Classic Alvalade e Cinemateca Portuguesa, foram mostrados 246 filmes em 238 sessões, 20 das quais esgotadas.
Todas as projeções da Extensão de Castro Verde do IndieLisboa'13 estão agendadas para o Auditório do Fórum Municipal de Castro Verde, às 21h30.A entrada é livre.
.
O MUSEU DA RURALIDADE DE
ENTRADAS ASSINALA O DIA
INTERNACIONAL DOS MUSEUS.
O Museu da Ruralidade assinala hoje dia 17 e amanhã 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus com um conjunto de iniciativas.
Esta sexta , 17 de maio, pelas 21 horas, a Taberna do Museu recebe o ensaio do Grupo Coral “As Ceifeiras”, de Entradas, na Taberna do Museu. Já no sábado, dia 18, será apresentada, pelas 16 horas, a aplicação “Museu da Ruralidade”, para Windows 8, por Edgar Pereira e Rafael Félix, trabalho este que lhes valeu o Prémio Microsoft Windows8App 2012 lançado pela Coordenação da Licenciatura em Engenharia Informática do IPBeja. Pelas 16h30 decorre ainda a apresentação do blogue do Museu da Ruralidade, à qual se seguirá uma caminhada pelos campos circundantes à vila Entradas, organizada pelo Gabinete de Desporto da Câmara Municipal de Castro Verde, em colaboração com a Junta de Freguesia de Entradas.
A CASA DAS PRIMAS lembra ainda o dia em que o Museu da Ruralidade foi inaugurado
.
VAMOS TER ESTE FIM DE SEMANA A
3ª.JORNADA DOS NOSSOS PALPITES
DE MAIO, COM O PEDRO FIGUEIRA
A LIDERAR COM 7 PONTOS DE VA-
TAGEM SOBRE O VITOR MESTRE E
10 SOBRE A DUPLA PEDRO JONNAS-
RUI PEDRO SOUSA.
OS JOGOS QUE CONTAM VÃO SER:
1 - BENFICA-MOREIRENSE
2 - P.FERREIRA-PORTO
3 - B.MAR-SPORTING
4 - CASA DO BENFICA DE C.V-OURIQUE
5 - MONTE TRIGO-CASTRENSE
Encontro de culturas, o Festival islâmico celebra toda a herança histórica da vila e a sua forte influência islâmica. Realiza-se de 2 em 2 anos, para que a sua chegada seja mais desejada.
A partir de hoje e por 3 dias, a vila revela-se fértil em cultura, animação e conhecimento. O ponto auge do Festival acontece nos 4 dias do souk.
No mercado árabe improvisado nas ruas da vila velha coberta de panos: os cabedais, as djellabas, o incenso, o sândalo, o chá de menta, as especiarias e a mistura de vozes dão cores, aromas e melodias especiais ao quotidiano outrora pacato.
O programa do festival irá, mais uma vez, “valorizar e divulgar a herança islâmica” da vila-museu. Nesse sentido, continua, “mais do que o souk (mercado) que se instala no centro histórico”, o festival de 2013 apostará “em projectos culturais como seminários, exposições, concertos, teatro, dança e animação de rua”.
Pela noite, no cais de Mértola e nos largos da vila há concertos de música que atraem curiosos ou entusiastas de ritmos exóticos.
Criado em 2001, o Festival Islâmico de Mértola assumiu-se rapidamente como uma das referências no calendário cultural da região e do país, sendo igualmente bastante importante para a economia local.
programa deste ano
16 de maio Quinta-feira HOJE
10.00h Abertura do mercado de rua |souk| Abertura dos Museus e exposições
10.30h/14.30h - (Biblioteca Municipal) Contos do Souk com Nuno Coelho \\ \\ dirigido aos alunos das escolas do concelho
11.00 h – (Largo da Misericórdia)Teatro Extremo com a Peça: Salamaleque – uma história das Arábias
15.00 h – (Largo da Misericórdia)Teatro Extremo com a Peça: Salamaleque – uma história das Arábias
17.00 h - (tenda junto ao Castelo) Inauguração oficial do 7º Festival Islâmico de Mértola
19.30h – Salão Nobre da Câmara M. Mértola) Conferência “Fernando Pessoa e a Civilização arábico-islâmica” por Fabrizio Boscaglia
21.30h – (Centro Histórico) - Imagens na cal > Projeção de imagens
22.30h - (Praça Luís de Camões) Concerto com: Custódio Castelo > guitarra portuguesa (Portugal ) Ibn Misjan > Música e Dança Oriental (Síria/Argélia/França - Árabo-Andalusa)
23.00h Encerramento do mercado de rua
17 de maio Sexta-feira
10.00h - Abertura do mercado de rua |souk| Abertura dos Museus e exposições
11.00h – (Largo da Misericórdia) Workshop de Adufe por Sebastião Antunes
10.30h/14.00h - (Biblioteca Municipal) Contos do Souk com Nuno Coelho dirigido aos alunos das escolas do concelho
15.00h – (Largo da Misericórdia) - Workshop de Adufe por Sebastião Antunes
17.00h - (Biblioteca Municipal) - Apresentação do livro “Casas do Sul” de Santiago Macias, Manuel Passinhas e Miguel Rego
17.30h – (Salão Nobre) - Conferência ‘Economia como Deuda’ \\ Luqman Nieto - organização da Comunidade Islâmica em Espanha
18.00h – (Biblioteca Municipal) - Conferência aberta “Sistemas de informação e partilha do conhecimento: Mértola no percurso do Acesso Aberto”
18.30 h – (Cine-teatro Marques Duque) - Dança - “não dançarás como antes” - Companhia dansul (Salão dos Bombeiros) Noite de Dycra - organização da Comunidade Islâmica em Espanha
21.30h – (Centro Histórico) - Imagens na cal > Projeção de imagens.
22.00h - (Cais do Guadiana) Concerto Encuentro Multaka – (Marrocos/Espanha – Flamenco Arabo-Andalusí) Dissidenten – (Marrocos/Alemanha – Worldbeat)
23.00h - Encerramento do mercado de rua
01.00h - (Praça Luís de Camões) Concerto - Sebastião Antunes ‘entre a Beira e o Deserto’ (Portugal /Norte de África– Fusão)
18 de maio Sábado
10.00h - Abertura do mercado de rua |souk| Abertura dos Museus e exposições
11.30 h – (Largo da Misericórdia)
Oficina de Cante Alentejano por Armando Torrão 12.00 h - (Local a definir) – Workshop Dança para crianças pela Companhia dansul
14.30 h - (Local a definir) – Workshop Dança para adultos pela Companhia dansul
15.00 h - (Cine-teatro Marques Duque) – Concerto com o grupo Selam (música de influência Islâmica)
16.00 h – (Biblioteca Municipal) - Apresentação do livro ‘Mértola, cultura e património-Atores, ações e perspetivas para uma estratégia de desenvolvimento local’ de João Serrão
17.00 h – (Largo da Misericórdia) – Oficina de Cante Alentejano por Armando Torrão
17.30 h – (Salão Nobre da Câmara Municipal) - Conferência ‘Agricultura y Capitalismo’ por Abdellah Bignon - organização da Comunidade Islâmica em Espanha
18.30 h – (Cine-teatro Marques Duque) – Concerto com o grupo Selam (música de influência Islâmica)
21.00 h - (Cine-teatro Marques Duque) - Contos do Souk com Jorge Serafim
21.30 h – (Centro Histórico) Imagens na Cal
22.00 h – (Cais do Guadiana) Concertos: Mad Sheer Khan (Argélia - Rock Oriental) Bombino (Niger - Blues/Rock)
23.00 h - Encerramento do mercado de rua
01.00 h - (Praça Luís de Camões) – Concerto Melech Mechaya (Portugal – Tradicional/ Árabe/Judaica)
19 de maio Domingo
10.00h - Abertura do mercado de rua |souk| Abertura dos Museus e exposições
10.30h – (Largo da Misericórdia) -Workshop de Adufe (Baltazar Molina)
11.00h – Assinatura do novo Acordo/Protocolo de Cooperação entre Mértola e Chefchaouen
14.30h – (Cine-teatro Marques Duque) – Concerto com Firdaus Ensemble (Espanha/Marrocos – Andalusi)
16.30h - (Cine-teatro Marques Duque) – Dança “não dançarás como antes” pela Companhia Dansul
18.00 h Encerramento do mercado de rua e do 7º Festival Islâmico de Mértola. Grupo Coral Guadiana de Mértola (Portugal – Cante Alentejano) Grupo Boukdir – Marrocos (Marrocos – Gnawa) Grupo Folclórico ‘Chocalheiros’ Vila Verde de Ficalho (Portugal – Tradicional) Modas e Adufes - Grupo Etnográfico de Proença-a-Velha (Portugal – Tradicional) Grupo de Chefchaouen (Marrocos – Tradicional)
Outras Atividades
Maio 16 a 19 - >Instalação no rio Guadiana de Geraldine Zwanikken
>Exposição de fotografia “Síria 1” de Santiago Macias - |Largo da Alcachofra|
>Exposição de fotografia “Síria 2” de Pedro Barros - |Casa Amarela CAM|
>Exposição de fotografia ‘2' de João Serrão e Jorge Branco |Igreja da Misericórdia|
>Largos de poesia |Núcleo Histórico|
>Demonstração de destilação de plantas aromáticas |mercado de rua|
>Animação de rua com o Grupo Boukdir e Grupo de Chefchaouen
> Artesanato ao vivo
>Meditação // Reiki |Casa cor-de-rosa|
>Imagens na parede
> Arte pública de Helena Passos // Oficina de Arquitetura |Núcleo Histórico|
.
PEDRO MESTRE E TIAGO PEREIRA
NO 5 PARA A MEIA NOITE.
Hoje Tiago Pereira e Pedro Mestre vão estar em direto no programa da RTP1 5 Para a Meia Noite.
PodeS ver este programa online
http://www.rtp.pt/play/direto/rtp1/
.
DOMINGO À TARDE A CASA DAS
PRIMAS PASSOU PELA ROMARIA
DE SÃO MIGUEL.
Na segunda semana de Maio, não falha, em Castro Verde e em Casevel,formam-se 2 procissões que convergem para a Ermida de São Miguel,construida sobre um templo de época mais remota,junto ao Monte dos Gregórios, na Freguesia de Casevel, e a meio caminho da Vila de Castro Verde, sede do Concelho.
Sendo um local de antigas peregrinações, está rodeada de algumas construções, hoje já em ruínas, que eram destinadas aos romeiros de então.
A Igreja terá sido mandada revestir a azulejos, mais tarde pela Rainha D-Maria I
Associada à história da fundação desta ermida, a Fonte Santa ou Fonte do Milagre, a cerca de um quilómetro de distância, merece observação cuidada.
De planta quadrangular, o seu exterior é marcado pela simplicidade, de características rurais.
No interior, de uma só nave, destaca-se a capela-mor, envolta num arco de volta perfeita.
Este ano, tal como em anteriores romarias, os andores sairam de Castro Verde e Casevel em carros de caixa aberta cobertos de flores.
Além dos evidentemente necessários momentos religiosos, à volta da Ermida ,os tradicionais balcões de comes e bebes, onde o churrasco e a cervejinha tiveram lugar de destaque.
Ah , a música ,claro , e o baile popular animaram a tarde.
e as pessoas se divertiram
dançando sem parar
Mais tarde, os andores voltaram aos carros e transportados até ao Estádio 25 de Abril em Castro Verde, de onde se formou a procissão de retorno à Basilica Real de Vila, desfinado pekas ruas.