terça-feira, maio 14, 2013

FOMOS à ROMARIA DE SÃO MIGUEL

.
DOMINGO À TARDE A CASA DAS
PRIMAS PASSOU PELA ROMARIA
DE SÃO MIGUEL.



Na segunda semana de Maio, não falha, em Castro Verde e em Casevel,formam-se 2 procissões que convergem para a Ermida de São Miguel,construida sobre um templo de época mais remota,junto ao Monte dos Gregórios, na Freguesia de Casevel, e a meio caminho da Vila de Castro Verde, sede do Concelho.

Sendo um local de antigas peregrinações, está rodeada de algumas construções, hoje já em ruínas, que eram destinadas aos romeiros de então.


A Igreja terá sido mandada revestir a azulejos, mais tarde pela Rainha D-Maria I
Associada à história da fundação desta ermida, a Fonte Santa ou Fonte do Milagre, a cerca de um quilómetro de distância, merece observação cuidada.
De planta quadrangular, o seu exterior é marcado pela simplicidade, de características rurais.
No interior, de uma só nave, destaca-se a capela-mor, envolta num arco de volta perfeita.

Este ano, tal como em anteriores romarias, os andores sairam de Castro Verde e Casevel em carros de caixa aberta cobertos de flores.




Além dos evidentemente necessários momentos religiosos, à volta da Ermida ,os tradicionais balcões de comes e bebes, onde o churrasco e a cervejinha tiveram lugar de destaque.





Ah , a música ,claro , e o baile popular animaram a tarde.




e as pessoas se divertiram






dançando sem parar


Mais tarde, os andores voltaram aos carros e transportados até ao Estádio 25 de Abril em Castro Verde, de onde se formou a procissão de retorno à Basilica Real de Vila, desfinado pekas ruas.