segunda-feira, junho 03, 2013

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE ALVARO CUNHAL, EM CASTRO VERDE

.
CASTRO VERDE ASSINALA O
CENTENÁRIO DO NASCIMENTO
DE ALVARO CUNHAL



Comemorações do Centenário do Nascimento de Álvaro Cunhal iniciam hoje com abertura de exposições


Álvaro Cunhal é, no século XX e na passagem para o século XXI em Portugal, uma das personalidades que mais se destacou na luta pelos valores da emancipação social e humana, com forte projeção no plano mundial. Cedo fez uma opção de classe pelos direitos dos trabalhadores, foi militante e dirigente comunista. Interligou a sua intervenção política com um apaixonado interesse em todas as esferas da vida, nomeadamente pela criação artística.

Com o objetivo de assinalar, a nível nacional, o Centenário do Nascimento de Álvaro Cunhal foi criada uma Comissão Nacional constituída pela Associação Povo Alentejano, a Cooperativa Cultural Alentejana e a Casa do Alentejo, às quais se associaram um conjunto alargado de autarquias, entre as quais, a Câmara Municipal de Castro Verde, que vai promover um conjunto de iniciativas para assinalar a efeméride.

O Programa das Comemorações do Centenário do Nascimento de Álvaro Cunhal em Castro Verde inicia no dia 3 de junho, com a abertura das exposições “Vida, Pensamento e Luta: Exemplo que se projeta na atualidade e no futuro”, “Desenhos de Prisão de Álvaro Cunhal” e “Desenhos de Rogério Ribeiro, Ilustrações para o livro “Até Amanhã, Camaradas”, programada para as 18h00, no Fórum Municipal de Castro Verde.

Já no dia 4 de Junho, o Fórum Municipal recebe a peça de Teatro “Os Barrigas e os Magriços”, pelo Teatro Fórum de Moura e Teatro Extremo, em duas sessões dedicadas aos alunos do Agrupamento de Escolas de Castro Verde, a 6 de Junho, 21h30, o mesmo espaço acolhe o Colóquio “Vida e Obra de Álvaro Cunhal”, por Abílio Fernandes e a 7 de junho será projeto o filme “Até Amanhã, Camaradas”, numa sessão que decorre no Auditório do Fórum Municipal, pelas 21h30.

As Comemorações do Centenário do Nascimento de Álvaro Cunhal terminam no dia 8 de junho com um espetáculo musical evocativo, a ter lugar no Cineteatro Municipal de Castro Verde, pelas 21h30, e que conta com a participação de Luísa Bastos, Lúcia Moniz, Samuel e do Grupo Coral “Os Ganhões” de Castro Verde, que será apresentado por Cândido Mota.