segunda-feira, junho 17, 2013

CRÓNICA DO ENCONTRO DE CANTARES ALENTEJANOS DO CONCELHO DE ALMADA

.
ACONTECE SEMPRE EM JUNHO, HÁ
JÁ 26 ANOS, OS NOSSOS AMIGOS
DO ALENTEJO DO FEIJÓ CONVIDAM
OUTROS GRUPOS CORAIS E COM ELES
COMEMORAM O ALENTEJO, E A CIDADE
DE ALMADA.



Já aqui tenho falado na paixão que os grupos de alentejanos e seus descendentes, que tiveram de partir para outras geografias, têm pelo seu Alentejo.
Têm da terra de onde saíram para as cidades grandes , uma ideia mítica , uma necessidade identitária de pertença, e também o desejo longíquo do eterno retorno.
Atribuem às suas terras de origem qualidades que os que ficaram desconhecem ,nunca repararam.

Aqui no Feijó, uma freguesia de Almada, onde a maioria veio da planície dourada, ou já nasceu por cá sempre a escutar em casa, as palavras pronunciadas com o delicioso sotaque das terras com muito horizonte, existem inúmeros grupos corais de cante alentejano, sendo o Grupo Coral Etnográfico Os amigos do Alentejo do Feijó, um dos mais antigos, e está a festejar o seu 27º.anivesário.

A qualidade das suas organizações é já bem conhecida, e este ano, quer a sua festa de aniversário, que em Março ocorreu e que a Casa das Primas deu então a conhecer em crónica, quer este encontro de Cantares do Alentejo no Concelho de Almada, que aconteceu no Sábado do qual hoje aqui deixo circunstâncias , voltou a mostrar a sua enorme capacidade organizativa.

O evento, voltou a realizar-se no Jardim contíguo ao Pavilhão dos Desportos de Almada, que fica no...Feijó.
com o espaço sempre cheio, saúdo os amigos José Inácio Santana Nobre e Rita Balancho que nunca falham no seu apoio ao cante.

Desde cedo começaram a chegar ao espaço ,quer os elementos dos grupos, quer as muitas pessoas que acorreram para matar saudades.



.
Como sempre, o amigo Afonso ,do Grupo organizador, deu o pontapé de saída, ao saudar os presentes:


E depois dos habituais discursos e prendas das entidades oficiais e amigas

como o Presidente da Junta de Freguesia do Feijó

da Cova da Piedade


Foi então a vez de serem chamados ao palco os porta bandeiras dos grupos e seus representantes ,para apresentação ao público






Chegou finalmente o momento do grupo da casa, o dos Amigos do Alentejo do Feijó, dar inicio à sessão.






Esta interpretação de "Alentejo,Alentejo, tem alguns problemas de áudio e zoom , de que peço desculpa, incluo-o na mesma para memória futura.

generosamente aplaudidos ,pela qualidade da sua prestação, mas também pela estatuto que tem granjeado no activismo pelo reconhecimento do cante .

Do Concelho de Castro Verde veio o Grupo Vozes de Casével,


grupo onde se desenvolve um processo de renovação de gerações, e onde se nota já a evidência de 2 jovens cantadores, desde logo o David Pereira e o Zé Diogo Bento, que ficamos a saber ser o mais jovem "alto" a cantar em grupos de cante,


No momento de trocar prendas, o David à procura do Pereira dos Amigos do Feijó



Sempre que actuam, os Mineiros de Aljustrel, provocam em quem os ouve, uma forte emoção, especialmente quando interpretam o HINO DOS MINEIROS.



desta vez não foi excepção, e vi muita gente com "humidade" nos olhos...



De Reguengos de Monsaraz, veio o Grupo da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz


com o seu elemento dirigente a confessar ter sido bombeiro em Almada.


muitas palmas, bela prestação

De Grandola, visitou-nos o Grupo Coral da Coop de Grandola



Tivemos ainda um momento muito especial, o convite à poetisa Rosa Dias,de Campo Maior, presente na plateia, para subir ao palco e presentear-nos com a sua arte, de criar de dizer poemas de grande sentimento e temática alentejana.




Por motivos de saúde (estamos em época de polens) tive de abandonar mais cedo o espectáculo ,não tendo assistido à actuação 2 últimos grupos pelo que peço desculpa pela ausência de imagens desses amigos.