domingo, dezembro 06, 2015

CASTRO VERDE FESTEJA O 1º.ANIVERSÁRIO DO RECONHECIMENTO DO CANTE ALENTEJANO COMO PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE

.
CASTRO VERDE É UM DOS CONCELHOS DO ALENTEJO
ONDE O CANTE ALENTEJANO TEM FORTES RAÍZES E
9 GRUPOS CORAIS EM ACTIVIDADE.


Faz 1 ano que na vila de Castro Verde, na carismática Taberna do João das Cabeças, os castrenses ligados ao Cante aguadaram com imensa ansiedade e muita esperança, o momento em que de Paris, haveria de vir a sentença sobre o Cante Alentejano.
Ela veio, no meio de grande alegria, e no decorrer duma emissão especial da rdp1 em directo, que ficará histórica.~


Pois bem, Castro Verde volvido 1 ano, voltou a comemorar ,desta feita o 1º. aniversário do grande dia, e fê-lo na sua sala de visitas, a Praça da Republica, de onde partiram os 9 grupos corais do concelho em desfile até ao Cineteatro Municipal onde a actuação se deu em palco.



A CASA das PRIMAS esteve presente no desfile, e as imagens vídeo do evento já estão publicadas e disponíveis na nossa plataforma TV, no KANAL CASA DAS PRIMA 345990 da MEO,


Hoje , publico aqui no teu blogue essa imagens e algumas fotos do que aconteceu ma Praça da Republica.





As imagens do Cineteatro, virão mais tarde, e são da autoria do nosso amigo e também do staff da CASA DAS PTMAS, o JOSÉ COLAÇO.

Desde cedo a Praça começou a ver chegar muitos castrenses decididos a comemorar e os muitos elementos dos grupos que confraternizaram gostosamente antecedendo os momentos do inicio do desfile.




A voz do arranque das comemorações veio do Filipe Pratas, que historiou os motivos da comemoração e anunciou que seria o Grupo dos CARAPINHAS DE CASTRO VERDE a dar inicio aos festejos, não desfilandao mas actuando ali mesmo na Praça.





Depois foi a debandada em direção à a Igreja dos Remédios, de onte partiu o desfile dos restantes grupos por ordem de menos antiguidade, tendo o de mais recente criação ,o GRUPO CORAL MISTO DA SETE, sido o primeiro a desfilar.



desfinado de seguida o GRUPO CORAL AS CEIFEIRAS DE ENTRADAS




Depois AS ATABUAS DE SÃO MARCOS DA ATABOEIRA




AS PAPOILAS DO CORVO seguiram-se lhes no desfile




Vieram então os CARDADORES DA SETE




E

AS VOZES DE CASEVEL




E

muito acarinhadas AS CAMPONESAS DE CASTRO VERDE, o mais antigo grupo feminino não só de Castro Verde ,mas de todo o País




a fechar o mais antigo do Concelho ,OS GANHÕES DE CASTRO VERDE






Seguiu-se a actuação em palco de todos os grupos, de que a CASA DAS PRIMAS apresentará mais tarde uma reportagem, desta feita a cargo do nosso repórter JOSÈ COLAÇO