quarta-feira, março 11, 2009

AS CAMPONESAS DE CASTRO VERDE,,vão hoje à SIC

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AS CAMPONESAS DE CASTRO VERDE
FAZEM HOJE 25 ANOS, ESTÃO DE
DE PARABÉNS, E HOJE,11 DE MARÇO,
PODERÃO SER VISTAS NO TELEJORNAL
DAS 20 HORAS, NA SIC.

As "CAMPONESAS DE CASTRO VERDE" são um dos grupos femininos mais antigos e pioneiros do cante no feminino:

Grupo Coral e Etnográfico Feminino "As Camponesas" de Castro Verde

Fundação:
Março de 1984 através da "Castra Castrorum" - Associação de Defesa do Património Natural e Cultural do Concelho de Castro Verde e hoje integrado na Cooperativa "CORTIÇOL".

Traje:
Mondadeira, ceifeira, apanha da azeitona, mulher que faz a meia, mulher que vai levar o almoço ao marido, aguadeira, amassadeira e padeira.


IMAGENS DA SUA ACTUAÇÃO NA ULTIMA FESTA DO "PATRIMÓNIO" -SETEMBRO DE 2008.

História e Características
"O cante alentejano, cujas origens se confundem e mergulham no canto gregoriano segundo uns ou nas profundezas do espírito árabe no entender de outros, é o traço cultural mais vincado do Povo que entre o Tejo e a serra algarvia vive na largueza dos horizontes.

Canto polifónico, de letra singela, deixa à melodia quanto se pretende transmitir. O sentimento que sobressai nas vaias prolongadas, impõe-se como queixumes contidos disfarçando mesmo alguma alegria que os dizeres possam sugerir.

Cantava-se à ida para o trabalho, no trabalho e depois do trabalho sempre colectivamente. Começa um ponto, um alto levanta a moda, canta depois o coro, em uníssono como junta as fraquezas para fazer a força que lhes concede o prazer do brado que se ouve mais longe.

Quando há meio século o cante passou a ser ensaiado e gerado em Grupos Corais, já sem carácter expontâneo, já com propósitos distintos do cantar porque apetece, assistiu-se à marginalização das vozes femininas.

As mulheres ficaram de fora, as mulheres calaram-se porque o seu estatuto, a sua condição e o seu papel não permitiam que andassem em Grupos a cantar em público por aqui e por ali.

E isto aconteceu durante décadas em que o silêncio das vozes delas constituía uma afrontra e uma perda que não se podia prolongar sob pena de a nossa Cultura passar a ser meia verdade.

Foi então que, no decorrer das festas de Carnaval de 1984, mais precisamente, na celebração do "Enterro do Carnaval", então organizado pela Castra Castrorum,-Associação de Defesa do Património Natural e Cultural do Concelho de Castro Verde, o José Francisco Colaço Guerreiro, se surpreendeu, ao ouvir algumas mulheres que participavam na bricadeira, cantarem como uma voz líndissima, com uma sonoridade que o espantou.
Logo ali pensou, que tamanha beleza de timbre não podia continuar a ser desperdiçada.
Não deixou morrer a ideia e logo depois abordou algumas das mulheres que tinha escutado ,propondo-lhes a constituição de um grupo de cante feminino.

A ideia era revolucionária, pois na época o pensamento dominante era que o cante era exclusivo dos homens.

Vencidos os temores iniciais, conseguiu que aparecessem num primeiro ensaio 5 ousadas mulheres. Dessas já só canta a Idalina. Os ensaios começaram a resultar ,o êxito a passar de boca em boca e em Maio tiveram a sua estreia em publico, numa primeira actuação em Mertola. Foi um êxito que nunca mais parou.


Em Junho desse mesmo ano obteve o primeiro lugar no concurso do traje que se realizou em Beja.

Desde então, têm-se multiplicado as actuações do Norte ao Sul do País, levando, qual embaixada, o testemunho fiel da nossa Cultura genuína.

As modas que cantam resultam de aturadas pesquisas em que se montam, peça a peça, sílaba a sílaba, versos esquecidos, estilos perdidos e costumes abandonados na pressa imposta pela corrida atrás do "progresso".


AS CAMPONESAS NUMA "NOITE AO RELENTO ,NA PRAÇA DA REPUBLICA EM CASTRO

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Lembramos agora um texto do criador das Camponesas ,aquando a celebração dos seus 19 anos:

"AS CAMPONESAS" de Castro Verde
Colaço Guerreiro

Quando fizeram o seu primeiro ensaio, dificilmente podiamos imaginar que o seu “atrevimento” lhes possibilitasse romper preconceitos antigos e a sua resistência, às adversidades do tempo e das falas, conseguisse abrir o espaço necessário para o sonho vingar.

Até então, o cante colectivo em feminino só tivera lugar no campo, no trabalho e nas lidas, onde lhes era permitido e naturalmente aceite, expressarem, ao lado dos homens, a sua sensibilidade e o seu apego cultural à moda. Quando acabaram os trabalhos agrícolas que podiam absorver numa só herdade muitas dezenas de assalariados, em mondas, nas ceifas, na apanha da azeitona e do grão, as mulheres remeteram-se à execução das tarefas caseiras, faltou-lhes lugar na produção, isolaram-se e perderam a oportunidade de continuar a cantar em coro. Pouco a pouco, da memória varreram-se as suas vozes e o seu silencio ganhou foros de costume. Durante tempos assim foi.


Hoje, passados que são já dezanove anos sobre o surgimento venturoso das “Camponesas” e habituados que estamos a ver vários outros coros femininos pontuando de palco em palco e cadenciando de desfile em desfile, não causa mais espanto, nem provoca engulhos ou resistência, aceitar de novo, como natural o canto das mulheres .

Foi assim reposta a verdade, a justiça e a normalidade no cantar da moda.

As “Camponesas” com a sua tenacidade , puseram de pé um projecto cultural que constitui uma dádiva , empenhada e aprofundada , de “Modas Alentejanas" que elas interpretam com uma devoção enorme, nascida da certeza de que assim estão a contribuir para que se avive a nossa memória colectiva e não se restrinja a nossa trajectória vocal ao “canto às vozes” em masculino , deixando-se à mercê do esquecimento uma grande parte da nossa riqueza cultural que também reside no imaginário e na arte das nossas mulheres.

Lembramo-nos ,por exemplo, dos “Mastros” cujas origens julgamos remontarem à época dos descobrimentos, se atentarmos no simbolismo dos seus adereços e enfeites, os bailes de roda dantes feitos “em pagamento de promessas” e agora organizados como marcadores da tradição, por ocasião dos Santos Populares.

Vincando a natureza específica deste cantar informal, "As Camponesas" fizeram regressar à lembrança outros cantes e outras tradições vocais perdidas.

Tiveram assim o condão de trazer à tona do nosso imaginário, com o cunho autentico que as caracteriza, a interpretação de modas de baile de roda que constitui um interessante repositório do nosso cante tradicional . Persistem cantando exemplos de beleza e de grande rigor etno-musical, modas às quais elas emprestam a beleza das suas vozes e o timbre das suas vivências como mulheres e como pioneiras do ressurgir do cante em feminino.

Importa ainda agora sublinhar a entrega imensa que "As Camponesas" fizeram desde logo ao projecto de Grupo,o qual , em si mesmo, implicava uma ruptura com um estar anterior,já sedimentado,feito costume que afastava as mulheres da vida cultural colectiva feita de acções e praticas publicas.Foi necessária uma coragem imensa para romper com as amarras ,para ultrapassar as vergonhas,para vencer os medos. E eram os maridos,bem habituados à mesa posta em horas rigorosas,e eram os filhos presos aos cadilhos,e eram os netos delas dependentes, todos incomodados com a atitude nova daquelas mulheres, por passarem a serem donas de alguns tempos livres.

Foi assim ha quase vinte anos, quando tudo era mais custoso.

Todavia, muitas foram as vozes boas, os cantares bonitos que não se chegaram a ouvir ou logo se calaram, porque a liberdade ainda não desabrochou o bastante para permitir que as mulheres desta terra cantem em grupo.

Ainda assim é. Não raro vemos, tantas vezes sentimos, os olhares tristonhos de mulheres impedidas de fruir o prazer de juntarem a sua voz ao coro, de sairem para fora, cantarem em palcos, participarem em iniciativas longe de suas casas, despontarem elas mesmas sem as peias da observação tutelar dos maridos.

Mas aquelas que insistiram, que venceram e agora se afirmam como protagonistas da arte do cante, porta-vozes da defesa dos valores mais profundos da nossa memória etno-musical, sentem-se compensadas, libertas, diferentes e também indiferentes ao falatório que as linguas viperinas impiedosamente provocavam. Não podemos esquecer o desabafo de uma "Camponesa" septuagenária que em geito de confissão uma vez nos disse: "que me interessa que falem ...o mal delas é inveja de não terem homens iguais aos nossos que nos deixam cantar...eu cá por mim...hei-de continuar a vir até que possa...mesmo que esteja em casa com dôr de cabeça...venho para o ensaio ... ao fim de um pouco estou mais aliviada". E depois... acrescentou: "e a pena que eu tenho é ter a duração quase acabada..." e quando o disse, virou a cara para o lado para esconder as lágrimas que brotavam sentidas, grandes, desprendidas da alma, donde também nascem as "modas" que as "Camponesas" cantam
."

Hoje em dia o grupo é ensaiado pelo Paulo Madureira, a quem também o nosso blogue endereça os parabéns.