terça-feira, março 31, 2009

O ALENTEJO EM MAFRA

.
NO ULTIMO SÁBADO, O ALENTEJO
ESTEVE EM MAFRA, O NOSSO
BLOGUE TAMBÉM.

Aconteceu em Mafra uma grande festa de Tunas Académicas de Universidades séniores.

Fui até lá, a convite da Herminia Colaço, dos Porteirinnhos, entusiasta componente
A HERMINIA COLAÇO DOS PORTEIRINHOS

da Tuna Academica da Universidade Senior da Reboleira, e fui em boa hora, pois pude participar do clima eufórico que se viveu nas ruas de Mafra, e do espectáculo dado por todas as tunas presentes.

De tudo colhi imagens e sons que hoje publico aqui no nosso blogue.

O Alentejo esteve muito bem representado, não só pela já falada representante dos Porteirinhos, mas também pelo excelente Grupo Coral Ateneu de Moura.
A TUNA DA REBOLEIRA

Foi muito agradável constatar o fascínio que o cante alentejano exerce sobre as pessoas, especialmente as que gostam de música.

Esse fascínio entranha-se , e depois dos cantadores que vinham de Moura terem actuado pela primeira vez em plena rua, e cantou, assim como todas as tunas, várias vezes, não mais deixaram de ser solicitados pelos outros grupos, melhor, pelas

outras tunas, para "cantar mais uma" em conjunto com elas, ou, simplesmente, deixar-se fotografar junto delas...

TODOS QUERIAM CANTAR COM OS ALENTEJANOS DE MOURA

E depois, pela tarde fóra, fomos ouvindo, aqui e ali, as Tunas como a de Torres Vedras, a de Castelo Branco, a de Bragança, e de outras regiões, a cantar modas alentejanas.
Significativo e motivo de orgulho, claro!

A Organização deste Encontro de Tunas Seniores em Mafra, escolheu um formato de espectáculo, à primeira vista um pouco anárquico . Não existia um palco ou um local fixo para as actuações.
Cada grupo actuava num tal local da Praça frontal ao Covento, para logo a seguir se

deslocar para outra ponta, cantar outra cantiga e logo rodar para outro espaço e cantar.


Ao pricipio pareceu um pouco anarquico, mas com o passar do tempo e o fluir das actuações das tunas, logo se aderiu à fórmula, pois estas movimentações, afinal, resultavam num maior contacto entre os grupos e mesmo do publico em geral, que acabava integrado e a cantar com as tunas.

Gostei sem reservas da Tuna da Reboleira. A principio a estranhar o formato, mas ao longo do dia a descontrair e as suas actuações a ganhar alegria e qualidade, já que o seu repertório é muito bom.

Quanto ao grupo do Ateneu de Moura, esteve muito bem, muito aplaudido por todos os presentes.




Num dos momentos altos do dia, um dos seus elementos, o Zé Quin, estabeleceu através do telemóvel um "directo" da sua actuação com a Rádio Planície.

ZÉ QUIM EMPUNHANDO O TELEMÓVEL NUM "DIRECTO" DO "MOURA LINDA" PARA A RÁDIO PLANÍCIE

A fechar com chave de ouro ouviu-se em plena Praça, música de orquestra , pela ORQUESTRA SINFÓNICA JUVENIL de MAFRA, tendo como fundo


o majestoso Convento de Mafra.