.
COM A INAUGURAÇÃO DA PONTE
A LIGAR POMARÃO A EL GRANADO
A ESPANHA FICOU MAIS PERTO
Nova ponte luso-espanhola entre Pomarão e El Granado inaugurada hoje
A nova ponte luso-espanhola que liga o antigo porto mineiro do Pomarão (Mértola) a El Granado (Huelva), uma reclamação antiga das populações raianas e autoridades locais, foi inaugurada, após um investimento de 2,5 milhões de euros.
A Ponte Internacional do Baixo Guadiana, construída sobre a ribeira do Chança, vai permitir "uma ligação mais rápida" e "reavivar e potenciar as trocas comerciais, sociais e culturais" entre os dois lados da fronteira.
"Há muito reclamada pelas populações" e "muito importante", a nova ponte, cujo projecto de construção incluiu também o alargamento e repavimentação da Estrada Municipal 514, que permite o acesso do lado português, vai também "atrair mais visitantes espanhóis a Mértola e, desta forma, dinamizar o turismo no concelho", estimou o autarca.
Através da ponte, Pomarão e El Granado ficam a 12 quilómetros, cerca de 20 minutos, precisou Jorge Rosa, lembrando que antes era necessário percorrer 140 quilómetros entre aquelas localidades, indo pelas duas únicas passagens existentes, uma na fronteira entre Vila Verde de Ficalho (Serpa) e Rosal de la Frontera (Huelva) e a outra na fronteira entre Castro Marim (Faro) e Ayamonte (Huelva).
A nova ligação transfronteiriça, construída a jusante do paredão da Barragem do Chança, tem 140 metros de cumprimento e 11 de largura e duas faixas de rodagem.
A ponte tem "um vão de 70 metros entre pilares, o maior em pontes pré-fabricadas na Península Ibérica" e que vai ser registado nos recordes do Guinness.
Orçada em 2,5 milhões de euros, a construção da ponte foi financiada em 75 por cento pelo programa comunitário Interreg III, sendo a restante verba assegurada em partes iguais pela Câmara de Mértola e pela Diputación de Huelva.
A ponte foi construída no âmbito do projecto HUBAAL - Conexões Viárias entre Huelva, Baixo Alentejo e Algarve, que inclui também a construção de outras duas novas pontes luso-espanholas: uma para ligar o concelho de Serpa (Beja) ao município de Paymogo (Huelva) e outra que ligará Alcoutim (Faro) a Sanlúcar del Guadiana (Huelva).