.
NÃO, NÃO, O ENTRUDANÇAS AINDA
NÃO ACABOU.PELOS MENOS NO NOSSO
BLOGUE, NÃO!
AINDA HÁ MAIS TEMAS A DESENVOL-
VER...
O Entrudanças é uma mina de novidades artisticas, um poço de criatividade, de eventos a acontecer .
Na segunda feira de Carnaval, quando cheguei a Entradas, logo me dirigi à Praça Zeca Afonso, onde sabia, iria acontecer a oficina de acordeão da Celina Piedade.
Ao passar por uma das pequenas tendas aí montadas, fui atraído por uns sons estranhos, uns vocais, outros instrumentais. Parei, fui espreitar.
À porta estava o Paulo Colaço, músico do Grupo de Violas Campaniças, que me reconheceu e com quem estive a trocar algumas ideias.
Fiquei a saber, com grande satisfação minha,que o Paulo tinha mostrada a sua mãe Aliete, partes do nosso blogue, especialmente aquelas em que falo dos serões do Monte da Ribeira e do Monte do Pardieiro,este,onde moravam seus pais,, e que a senhora sua mãe, tinha ficado agradada e emocionada com as recordações que aí evoco.
Uma saudação minha muito especial para o Paulo e sua mãe, e que continuem a espreitar este NOSSO (deles tambem) blogue.
Mas voltemos ao tal som que havia surpreendido.
Tratava-se de uma oficina de mistura de sons (mixer),que logo me atraiu, e onde fiquei a assistir e a registar imagens e sons para o blogue.
Imaginem uma mesa grande com uma série de objectos alinhados em várias filas , assim como se fosse uma mesa de mistura na pré-história.
Pois bem,a`cada fila de objectos correspondia cada um dos participantes da oficina
sentados à sua frente. A cada movimento do "operador do mixer" ,fazendo deslocar os "botões imaginários" correspondia o participante respectivo com um som vocal ou instrumental.
Como se pode verificar pelas imagens os instumentos musicais são artesanais e produzem sons diferentes dos tradicionais.
Posso acrescentar que pela tarde fóra se foram conseguindo peças musicais cada vez mais melodiosas,com este jogo de composição instantânea, e sobretudo, muita muita animação entre os participantes.
Já existiriam mesas de mistura na pré-histórica?
APOSTO QUE SIM