quinta-feira, março 19, 2009

as "MARGARIDAS DE PEROGUARDA" estão esta noite no "PATRIMÓNIO"

.
AS "MARGARIDAS DE PEROGUARDA"
SÃO AS CONVIDADAS DESTA NOITE
DO PROGRAMA "PATRIMÓNIO" DA
RÁDIO CASTRENSE.

Liga , que ainda vais a tempo de as ouvir, insere este passos:

1- www.radios.pt/portalradio/homepage.htm
2 - criterio de perquisa
3 - Distrito nde Beja
4 - Radio Castrense



As Margaridas de Peroguarda existem como grupo feminino de cante desde 1997, e formou-se entre as alunas maiores da escola secundária de Proguarda ,as do turno da noite.

Esta noite estão entre o grupo de amigos do Patrimínio e viram mostrar a força da tradição oral alentejana, em especial , a de Perogarda, que em tempos ganhou a fama de ser a aldeia mais alentejana de Portugal.

E começaram por cantar "CEIFEIRA"

Ceifeira,
Ceifeira que andas à calma
à calma ceifando o trigo
ceifar, ceifar espipa minha
ceifar, espiga minha

Ceifeira!
Ceifeira, linda ceifeira!
Eu hei-de,
Eu hei-de casar contigo!
Lá nos campos, secos campos
Lá nos campos, secos campos,
À calma
À calma a ceifar o trigo,

Eu ando
eu ando
Pela força
Pela força do calor!
Ceifeira!
Ceifeira, linda ceifeira
Ceifeira, linda ceifeira,
Hás-de ser o meu amor!


e depois muitas outras como:

Ó MINHA POMBINHA BRANCA

Ó minha pombinha branca,
Onde queres tu que eu vá.
É de noite faz escuro,
É de noite faz escuro
Eu sózinho não vou lá
Eu sózinho não vou lá
Eu sózinho lá não vou,
Ó minha pombinha branca,
Ó minha pombinha branca
Pra, te amar inda aqui, estou!

Ó minha pombinha branca,
Já não vais beber à vala.
Por causa de ti pombinha,
Por causa de ti pombinha
Já meu amor me não fala!
Ó minha pombinha branca,
Onde queres tu que eu vá.
É de noite faz escuro,

Que bem canta este grupo que um dia já foi ensaiado por João Palma,