quinta-feira, janeiro 21, 2010

no sábado, dia 23, há SERÃO DE CANTE ALENTEJANO, em CASTRO VERDE

.
NO RENOVADO CINE TEATRO DE
CASTRO VERDE, VÃO ESTAR 4
GRUPOS DE CANTE.

Porque o nosso blogue nasceu no Feijó, é motivo de grande satisfação vêr que um dos grupos presentes vai ser o dos Amigos do Alentejo do Feijó, que inclui um bom amigo pessoal e da Saca da Primas, o Luis Moisão.



Vai também actuar um grupo que o nosso blogue tem seguido desde a sua fundação, há cerca de 1 ano, e que é constituído por cantadeiras muito jovens de Entradas.
CEIFEIRAS DE ENTRADAS

Aproveito para daqui mandar um grande abraço ao Paulo Madureira, que foi o seu primeiro entusiasta ensaiador, e que deixou, por questões que se prendem com a sua vida profissional.

Fez um grande trabalho em Entradas com este grupo, a História do Cante, decerto o registará.


Expressão maior da identidade desta região e outrora de exaltação do trabalho e da terra, o cante faz-se hoje ouvir nas vozes de grupos corais, constituindo uma peça importante na salvaguarda deste modo de cantar que em si transporta uma vasta herança cultural. O cante vive para além do tempo, na memória de quem o ouve. a cada novo ano, a associação de cante “os ganhões” celebra o cante expressão maior do Alentejo, através de um serão cultural onde participa um conjunto de corais, interpretando temas que são parte integrante do cancioneiro tradicional. Um serão onde o cantar tem história, a nossa história.

Grupos corais

Os Ganhões de Castro Verde
Os Amigos do Alentejo do Feijó
As Ceifeiras de Entradas
Grupo Coral das Paivas

Local: Cine-Teatro Municipal 21h30