terça-feira, janeiro 19, 2010

O ALENTEJO NA BTL - BOLSA DE TURISMO DE LISBOA

.
O SOM DO CANTE IRROMPEU TRIUNFANTE
NO BRUÁ INDEFINIDO DO PAVILHÃO DA
FIL,NO DOMINGO, NO DECORRER DA BTL.



Realizou-se em Lisboa, durante a semana que terminou, mais uma edição da BTL - BOLSA DE TURISMO DE LISBOA.
É evento anual a que não costumo faltar, pois o leque de propostas de viagens e a grande informação sobre os destinos mais interessantes em Portugal e no mundo, são de qualidade.
Mas não só, pois na BTL é-nos oferecida também a possibilidade de conhecer a música, os sabores e as imagens de grande quantidade de países e regiões.

Desloquei-me a Lisboa em boa hora e dia, pois, mal entrei na porta do Pavilhão principal da Feira, ou Bolsa, enfim da BTL, o meu "bichinho do ouvido" foi logo acariciado, vindo de algures da imensidão daquele enorme espaço, pelo som para mim já muito familiar ,do cante alentejano. Foi o tal fenómeno do "poder encantatório do cante" de que já falei.

Segui na direcção da melodia, tal como o protagonista do "Perfume" de Patrick Susskind, seguia os odôres, e encontrei o Stand do Alentejo e a fonte daquela melodia -

o Grupo "RASTOLHICES" ,de que tanto gosto, a entoar as modas alentejanas, encantando quem parava para os vêr e ouvir.



António Caturra, na voz,nas castanholas e na armónica; João Caturra ,um grande comunicador, na voz e no acordeon ; Pedro Mestre, na voz e na viola campaniça e Armando Torrão também na voz, na viola baixa e na guitarra portuguesa, cantaram e encantaram.



O clima de festa e de adesão plena que aconteceu naquele espaço junto ao Stand do Alentejo, entre os cantadores e as pesoas, alentetejanas ou não, foi forte, foi lindo de se vêr.


É esse "clima" de identificação que procuro transmitir com estas imagens e sons:


Fez "pele de galinha" vêr e ouvir as pessoas a trautear "A Ilha dos vidros" com o grupo.

"VENHO DA ILHA DOS VIDROS"

Depois passaram pelo mesmo espaço os excelentes cantadores do ATENEU MOURENSE.

Foi um grande desafio para eles, pois, quando iam começar a cantar , soaram estridentemente no Pavilhão os tambores dum grupo de bombos qua à mesma hora iniciava também uma actuação.
Os briosos mourenses interromperam, pois era quase impossível serem ouvidos.
"OH MOURA LINDA"

Contudo, quando os bombos pararam num pequeno intervalo, o grupo que veio de Moura, aproveitou e começou a cantar, prendendo de imediato as pessoas à sua volta, e

quando os bombos voltaram a soar, as vozes alentejanas, já aquecidas , sobrepuseram-se orgulhosamente ,abafando o truar rimbombante.
CONTRA OS TAMBORES ,CANTAR, CANTAR...

Apesar do som não ser bom, editei na mesma este exerto da sua brava actuação ,para que os nossos leitores fiquem com a ideia do que se passou.


Mais tarde, passei no Stando de Portel, onde registei também dois exertos da actuação do grupo de Cantares de Portel.


Embora a captação do som não tenha sido o ideal ,mostro aqui estes exertos como testemunho da adesão e aplauso que este grupo teve na sua participação.



O Alentejo esteve bem representado na BTL.