domingo, janeiro 24, 2010

NOITE DE CANTE ALENTEJANO NO CINE TEATRO DE CASTRO VERDE

.
SE HÁ MOMENTOS EM QUE GOSTARIA DE TER ESTADO
EM CASTRO VERDE ,PARA ASSISTIR E RECEBER OS
MEUS AMIGOS LUIS MOISÃO E O GRUPO DOS AMIGOS
DO ALENTEJO DO FEIJÓ, LOCALIDADE ONDE NASCEU
O NOSSO BLOGUE, ERA ESTE.

Mas as obrigações estão à frente das devoções e não pôde ter tido esse privilégio.

Ao noso blogue valeu a generosidade do amigo Luis que "cobriu" o espectáculo para o seu excelente blogue "O ALENTEJO A 4 TONS" que aqui gostosamente, e com a sua autorizaço ,reproduzo:

"Noite de Cante Alentejano no Cine Teatro de Castro Verde

Foi ontem à noite, perante uma sala repleta, que se realizou a enunciada noite de Cante Alentejano. O nosso amigo Zé, o habitual «repórter» do Blog amigo «casa-das-primas», por razões imperiosas teve que, curiosamente, ausentar-se de Castro Verde, não lhe sendo possível fazer a sua usual e prestimosa cobertura deste tipo de eventos.

Como sabemos que ele não quererá deixar passar em branco tal acontecimento, fizemos um breve registo do evento, para que assim o possa divulgar no seu Blog, para os milhares de Alentejanos espalhados pelo Mundo fora e que, sabemo-lo, estão na espectativa de vir a saber como decorreu esta noite de Cante Alentejano, numa sala onde até os «gagos» cantam bem...

O Grupo a abrir foi o «Etnográfico Amigos do Alentejo» , do Feijó, num total de 19 elementos, que brindou a plateia com as seguintes Modas:
1) Alentejo como eu te adoro!
2) Quando o Melro assobia (moda dançada)
3) Ó que linda Pastorinha
4) Promessas (quem não sabe o que são promessas?)
Nota: a destacar que antes do início deste encontro, os Grupos Corais nele participantes, estiveram reunidos num jantar de convívio no restaurante «Sol Nascente», que decorreu de forma muito animada e, porque não destacá-lo também, primou pela qualidade dos seus serviços, em todos os aspectos.



Seguiu- se o jovem grupo feminino das «Ceifeiras» de Entradas, composto por 18 elementos, que duma forma bem ardorosa, nos brindaram com as seguintes Modas:

1) Adeus ó Fonte de Linha (moda dançada)
2) É lindo na Primavera
3) Entradas, terra de Seareiros
4) Estrela da Manhã (moda dançada)


O Grupo Operário Alentejano das Paivas, que se apresentou com 19 elementos, que viajaram em conjunto com os Amigos do Alentejo, escolheu do seu vasto reportório:

1) Alentejo, Alentejo (moda dançada)
2) Jovem Pastorinha
3) A Lavoura (lembra-me os tempos passados)
4) Dizendo-lhes Adeus (moda dançada)



A fechar este evento, o grupo da casa e organizador do mesmo, «Os Ganhões», que se apresentou com 24 elementos, escolheu do seu reportório e apresentou duma forma alternada com Poesia e Cante, que nunca lhe tínhamos registado, os seguintes Poemas e Modas.

- «Estio» (Poema de Manuel da Fonseca)

1) Camponês Alentejano
- «Canção» (Poema de Manuel da Fonseca)

3) Ó Vizinha tem lá lume
4) Muito bem parece raminho de Flores

Gostámos muito particularmente da apresentação dos «Ganhões», pela introdução da Poesia junto ao Cante, forma de que somos defensores e costumamos seguir nas actuações das «Cantadeiras da Alma Alentejana» (Almada) e que aliás faz também parte do seu CD «O Cante da Alma - O Alentejo a 2 Tons», gravado no ano anterior. O que seria do Cante Alentejano afinal se não tivessemos tido uns «Avós» tão inspirados pelas suas agruras na vida?...

Um obrigado final »as «gentes» de Castro Verde e aos «ganhões» em particular. As nossas desculpas por não incluirmos a Vossa foto, que não ficou minimamente aceitável, aliás como as dos outros grupos que apresentam pouca iluminação.Bem hajam!"