quinta-feira, setembro 09, 2010

EXPOSIÇÃO "AS AVENTURAS DE JUPITER" no MUSEU DA LUCERNA, em CASTRO VERDE

.
O NOSSO BLOGUE ESTEVE NA INAUGURAÇÃO
DA EXPOSIÇÃO ,OCORRIDA NO MUSEU DA
LUCERNA SOB O TITULO "AS AVENTURA
DE JUPITER"



À porta do Museu das Lucernas 3 bravos soldados romanos guardavam o local e protegiam a gente boa que ia aparecendo para a inauguração.




A expansão do chamado Império Romano é o centro desta exposição.Foi concebida através de meios informáticos e multimédia, e de um mapa do Império Romano, onde a


cronologia desta expansão está contemplada e é representada graficamente pela principal insígnia das Legiões, encimada pela Águia de Júpiter. A Tríade Capitolina era constituída por Júpiter, o Pai dos deuses e de todos os seres vivos, por Juno, sua mulher e protectora das mulheres, enquanto esposas e mães e por Minerva, a deusa do conhecimento, das artes e ofícios.Pretendeu-se captar a atenção dos diferentes públicos e apresentar outra leitura de lucernas que integram a Exposição de Longa Duração do Museu, pondo em destaque espécies que mostram, no seu disco, o tema das “Aventuras”do Pai dos Deuses. Para este efeito, foram escolhidos “O Rapto de Europa”, “Ganimedes” e “Hércules”.

A doutora Maria Maia, conservadora do Museu,conduziu-nos através da exposição intrepretando os quadros ,explicando o tema :



enquadrando a História:



envolendo os presentes, interessando-os, "romanizando-os"



Acho que todos nós saímos do Museu da Lucerna mais ricos em conhecimentos sobre os romanos e a mitologia romana.