quinta-feira, setembro 02, 2010

NOS SETE SÓIS,SETE LUAS, vamos ter EXPOSIÇÃO "AMAMI ANCORA" do pintor toscano FRANCESCO NESI

.
NO PRIMEIRO DIA DOS SETE SÓIS
DESTE ANO, VAMOS TER O PINTOR
FRANCESCO NESI DA TOSCÂNIA



Exposição "Amami Ancora" - PLANÍCIE MEDITERRÂNICA 2010

Pintura de Francesco Nesi (Itália / Toscânia)



A cor e a harmonia destacam-se nas obras de Francesco Nesi. As personagens nelas contidas são intérpretes de sonhos que devem ser realizados, por amor à vida. O trabalho do pintor centra-se na pesquisa dos mistérios da vida. O sonho está presente em toda a sua obra. A dimensão toscana é feliz, simpática como a serra de um arco-íris. Cores vivas e dinâmicas constroem a atmosfera de Nesi.
Inspirado na Idade Média, na Renascença de Florença, nas paisagens florentinas e toscanas, os seus quadros são, não só a representação de uma natureza dócil como de toda a cultura italiana envolvente. A Ponte Vecchio, o Palazzo della Signoria, a catedral, são visitadas por Nesi através das suas obras.

Local: Galeria Municipal

Horário: 2ª a 6ª, das 9h às 13h e das 14h às 20h. Sábados 9h às 13h e 14h às 18h. Encerra aos Domingos.

+ BIOGRAFIA

Francesco Nesi nasceu 30 de setembro de 1952 em San Casciano VP, Toscana. Actualmente, vive e trabalha em Tavarnelle .

Nesi é um pintor autodidata. Seu amor extremo pela arte permitiu-lhe dedicar todo seu tempo à pintura. que se tornou um trabalho real. A mensagem contida na vida de Nesi, é muito clara: cada sonho foi concretizado, pois a vida é o nosso amor. . É próprimente este sonho, a verdadeira essência da obra de Nesi, e a Toscana, com o seu harmonioso campo e colinas coloridas, que constituem cenário perfeito, para criar a atmosfera maravilhosa e de dança do mundo Nesi.

Não é só a natureza toscana que forma o background do artista, mas também a própria cultura da Toscana. Nesi foi premiado em sua infância, muitas vezes em pintura e desenho, em 1985 foi galardoado com o prémio Bargellini por uma importante exposição individual na Biblioteca Nacional de Florença. . Na cidade de Florença Nesi decorouna Estação Leopolda, , o mosteiro de Leopoldina, o Hotel Excelsior e Helvetia Bristol Hotels. No Palácio Signoria, ele foi premiado pela pintura com a Fiorino de Ouro.

Muitas das cidades italianas já sediaram exposições individuais e coletivas de Nesi: Vigevano, Ferrara, Brescia, Parma, Lucca, Bari, Palácio Barberini, em Roma, e muitos outros. Nesi é bem conhecido também no exterior: em Munique e Minden, na Alemanha, em Paris, Cap d'Antibes e Chaumont, França. Em 1997, Nasi esteve presente na Artexpo de Nova York, E.U.A.. A partir de então, tem colaborado com uma artgallery em Carmel, Califórnia, e em Seattle, Washington.

NA EDIÇÃO DOS SETE SÓIS,SETE LUAS DE 2009
FOI ESTA A EXPOSIÇÃO DE PINTURA TAMBÉM
INAUGURADA NO PRIMEIRA DIA DO FESTIVAL

PINTURA



Na sexta feira, primeiro dia do certame, uma atrás da outra, realizaram-se as cerimónias das respetivas inaugurações.

A pintura deu o pontapé de saída.

Este ano as telas do pintor toscano Giampaolo Talani preencheram as molduras do primeiro andar do Forum Municipal, enchendo duma arte fina aquele espaço, trabalho este a que o autor atribuiu o nome de "RITORNO A FINISTERRE".

o pintor italiano Giampaolo Talani, autor do cartaz do Sete Sóis Sete Luas de 2008, mostra, no trabalho "Ritorno a Finisterre", por que é, entre os seus contemporâneos, um dos mais profundos conhecedores da pintura a fresco.

Percorremos algumas das suas obras expostas, tais como:
"DONANTES DE CONCHAS" 2008

e

"MUSICO DE BLUES" de 2009

Um dos seus trabalhos mais famosos é o fresco "Partidas" que pintou na Estação Ferroviária de Santa Maria Novella em Florença: