domingo, janeiro 13, 2008

CONCERTO DOS REIS em ALMODÔVAR

.
O nosso blog esteve no Concerto dos Reis , na Basilica de Almodôvar.

E foi uma Basilica a abarrotar, com as alas também pejadas de espectadores que não regateou generosos aplausos aos vários grupos do cartaz.

Quase todos interpretaram as mesmas canções alusivas à data, dando-lhe as suas especificidades próprias da sua região.

o NOSSO BLOG ,devido a questões técnicas só conseguiu obter imagens de 3 grupos que gostosamente aqui apresentamos, como elemento complementar do texto.

Na aberura actuou a "equipa da casa", As "Vozes de Almodôvar" cantando com a qualidade e a entrega a que nos habituou:


AS "VOZES DE ALMODÔVAR" ABRIRAM O CONCERTO.

Seguiram-se-lhes "Os Cardadores da Sete", "As andorinhas do Rosário", "Os Cubenhos Amigos de Cuba", "As Mondadeiras de Santa Cruz", e "A Alama Alentejana de Peroguarda"
grupo que muito entusiasmou ,e do qual conseguimos registar um pedaço de uma das suas canções:


QUE GRANDE SOLISTA TEM A "ALMA ALENTEJANA DE PEROGUARDA"

E o serão terminou em beleza com a apresentação do novo grupo "Quatro ao Sul" , a quem auguramos grandes voos:


A ACTUAÇÃO DO NOVO GRUPO "QUATRO AO SUL" FOI DE GRANDE QUALIDADE


Este grupo é constituido por José Barros Rui Vaz e José Manuel David (Gaiteiros de Lisboa) e Pedro Mestre (Cantor , Tocador e construtor de violas campaniças),tem como base inicial o Cante Sul, diferenciando-se por um novo repertório que vai mais para além do cante e das modas do Alentejo com a incorporação de temas populares e tradicionais do Mediterrâneo Europeu. O grupo continuará a recriar os ambientes das modas alentejanas acompanhadas pelas violas campaniças e a tocar este instrumento usando as técnicas originais. Por outro lado, à medida que o repertório o exigir, conta introduzir outros instrumentos acústicos da tradição mediterrânica.
Neste concerto, além das tradicionais portuguesas , interpretaram com muita qualidade e receptividade dos presentes,belissimas canções da Córsega.

Que belissima noite tivémos em Almodôvar!!!