terça-feira, janeiro 22, 2008

POST DE CINEMA

-
AGORA ÀS QUARTAS FEIRAS O
NOSSO BLOG PASSARÁ A TER
UM POST SOBRE CINEMA.
.
HOJE VAMOS INICIAR COM
A DIVULGAÇÃO DOS PREMIADOS
DOS GLOBOS DE OURO E DAS
NOMEAÇÕES PARA OS OSCARES
DESTE ANO 2008.


Começamos pelas nomeações para os Oscares de Hollywood deste ano:



2008
Óscares 2008 – nomeações


Foram anunciadas as nomeações para os Óscares 2008, cuja cerimónia de entrega decorrerá no Kodak Theatre, Hollywood, no próximo dia 24 de Fevereiro (1 hora e 30 minutos da madrugada do dia 25, hora de Portugal Continental).
Para não fugir à regra, a Academia reservou algumas surpresas para este dia, como a única nomeação para o filme mais recente de David Cronenberg (Promessas Perigosas, na categoria para “Melhor Actor”, Viggo Mortensen) ou as duas apenas para O Lado Selvagem de Sean Penn (Actor Secundário: Hal Holbrook; Montagem).
Ao invés, ficaram no capítulo “penalizações mais que aguardadas” as modestas duas nomeações tanto para Gangster Americano de Ridley Scott (Actriz Secundária: Ruby Dee; Direcção Artística), como para Elizabeth – A Idade do Ouro de Shekhar Kapur, embora neste caso tenha havido uma nomeação maior, a de Cate Blanchett na categoria de “Melhor Actriz” (a outra nomeação foi para o guarda-roupa), juntando assim a sua nomeação para “Melhor Actriz Secundária” com I’m Not There.

Entretanto, tal como temia, sem no entanto o haver referido (daí a citação, com direito a ilustração, no texto anterior), o filme La Sconosciuta de Giuseppe Tornatore não foi nomeado para a categoria de “Melhor Filme Estrangeiro
Finalmente, eis uma lista, de elaboração própria, com os filmes mais nomeados para os Oscars 2008, seguida da lista dos nomeados para “Melhor Filme Estrangeiro” e “Melhor Filme de Animação”:


OS ÓSCARES MAIS BADALADOS

O MELHOR FILME


-ATONEMENT (EXPIAÇÃO)

-NO COUNTRY FOR OLD MEN (ESTE PAÍS NÃO É PARA VELHOS)
-THERE WILL BE BLOOD (HAVERÁ SANGUE)
-MICHAEL CLAYTON
-JUNO

O MELHOR REALIZADOR

-JOEL & ETHAN COHEN (ESTE PAIS NÃO É PARA VELHOS)
-JULIAN SCHABEL (ESCAFANDRO E BORBOLETA )
-TONY GILROY (MICHAEL CLAYTON)
-PAUL THOMAS ANDERSSON (HAVERÁ SANGUE)
-JASON REITMAN (O ASSASINO DE JESSE JAMES...)

MELHOR ACTOR

-GEORGE CLOONEY (MICHAEL CLAYTON)
-DANIEL LEE LEWIS (HAVERÁ SANGUE)
-JOHNY DEPP (SWEENEY TODD)
-TOMMY LEE JONES (NO VALE DE EILAH)
-VIGGO MORTENSEN (PEOMESSAS PERIGOSAS)

MELHOR ACTRIZ

-CATE BLANCHETT (ELIZABETH)
-JULIE CHRISTIE (AWAY FROM HER)
-MARION COTILLARD (LA VIE EN ROSE)
-LAURA LINNEY (THE SAVAGES)
-ELLEN PAGE (JUNO)

MELHOR FILME ESTRANGEIRO

Beaufort, de Joseph Cedar (Israel);
12, de Nikita Mikhalkov, (Rússia);
Os Falsificadores, de Stefan Ruzowitzky (Áustria: Die Fälscher; título EUA: The Counterfeiters);
Katyn, de Andrzej Wajda (Polónia);
Mongol, de Sergei Bodrov (Cazaquistão).

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO

Dia de Surf, de Ash Brannon e Chris Buck (Surf’s Up)
Persepolis, de Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi
Ratatui, Brad Bird e Jan Pinkava (Ratatouille)

OS GLOBOS DE OURO

Form já atribuídos os Globos de Ouro deste ano

Eis os resultados

«ATONEMENT», em Portugal ganhou o título de "EXPIAÇÃO" foi o vencedor em certame reduzido a conferência de imprensa
O filme «Atonement» foi o grande vencedor dos Globos de Ouro, num certame em que Johnny Depp, Daniel Day-Lewis, Cate Blanchett e Javier Bardem também foram galardoados. Esta edição acabou por ser reduzida a uma conferência de imprensa devido à greve dos argumentistas.

O filme «Atonement», um drama sobre dois amantes durante a sua Segunda Guerra Mundial, foi o grande vencedor dos Globos de Ouro de 2008, uma edição que teve a particularidade de ser apresentada numa simples conferência de imprensa.

Esta película acabou por ser a grande vencedora de uma noite em que as "estrelas" de Hollywood estiveram ausentes desta cerimónia, que acabou por ser apresentada por jornalistas da NBC, por causa da greve dos argumentistas que se arrasta desde Novembro..

«Atonement» venceu as categorias de melhor filme dramático e de melhor banda sonora, ao passo que «Sweeney Todd» arrecadou os galardões de melhor filme musical e de melhor actor masculino de comédia ou musical, através de Johnny Depp.

A francesa Marion Cotillard venceu o prémio de melhor actriz em comédia ou musical com a sua interpretação de Edith Piaf em «La Môme», enquanto que Julie Christie («Away from Her») venceu na mesma categoria mas em filmes dramáticos.

Daniel Day-Lewis, no sétimo filme em que entrou desde os anos 80, levou para casa o galardão de melhor actor em filmes dramáticos, com a sua interpretação em «There Will be Blood».

Em actores secundários, a australiana Cate Blanchett arrecadou o prémio feminino pela sua interpretação em «I'm not there» sobre a vida de Bob Dylan, enquanto que o espanhol Javier Bardem foi recompensado pelo seu papel de assassino em «No Country for Old Men».

Referência ainda para «Ratatui», que venceu na categoria de animação, e para «Le scaphandre et le Papillon», uma co-produção franco-norte-americana que arrecadou o prémio de melhor filme estrangeiro.

A apresentação destes prémios, que durou pouco mais de meia-hora, foi marcada por várias piadas, entre as quais a jornalista Lara Spencer que lembrou que estes «Globos de Ouros eram diferentes do que os que estamos habituados».

O presidente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, que organiza esta cerimónia todos os anos, prometeu que a próxima edição destes prémios seria bem diferente da deste ano.