quinta-feira, janeiro 22, 2009

BAILE NA ALDEIA DAS AMOREIRAS

.
NO PRÓXIMO SÁBADO,
24 DE JANEIRO VAI
HAVER BAILE NA ALDEIA
DAS AMOREIRAS, PELAS
21,30.


O baile tem por objectivo arranjar fundos para o CENTRO DE CONVERGÊNCIA, uma obra de grande alcance social de que vale apena falar:

O QUE É?

O Centro de Convergência é a proposta de uma estratégia inédita no sentido da dinamização e desenvolvimento de meios rurais, um projecto-piloto agregando diferentes disciplinas que se complementam e interagem entre as ciências sociais e de ambiente, a cultura e a arte. Localiza-se na Freguesia de São Martinho das Amoreiras, concelho de Odemira.
Surgiu no contexto da campanha contra a desertificação do GAIA : Grupo de Acção e Intervenção Ambiental, organização não-governamental de ambiente (www.gaia.org.pt) e do seu núcleo do Alentejo, abrangendo agora uma dinâmica de parcerias com organizações locais. O Centro de Convergência propõe-se como uma infra-estrutura para indivíduos e organizações com projectos inovadores, dirigidos ao meio ambiente e social local, e como sistema organizativo de carácter aberto e dinâmico, transdisciplinar, não institucional, não partidário e sem hierarquia. É dinamizado por módulos de actividades de longo prazo, garantindo a sustentabilidade da estrutura, admitindo a meio-termo projectos curtos e pontuais.
Os objectivos do projecto centram-se na proposta de alternativas sustentáveis e criativas para o desenvolvimento rural, eficazes no combate à desertificação física e ao despovoamento, apoiando e valorizando a comunidade local, fomentando a deslocação de pessoas da urbe para o campo e facilitando a comunicação entre os dois meios.
O Centro de Convergência propõe novos estilos de vida e de trabalho, em constante criação e adaptação a novas pessoas e novas ideias, tendo por eixo um conjunto de princípios que identificam o projecto. A concepção do Centro de Convergência assenta em cinco pilares: Visão, Modelo de Organização, Infra-estruturas, Módulos de Actividades e Pessoas.
O plano de acção do Centro de Convergência compreende, presentemente, a implementação dos módulos de trabalho de Arte e Ofícios, Turismo Ético, Permacultura, Centro de Internet e biblioteca e Dinamização n’Aldeia das Amoreiras.


Como chegar Lá?

Comboio: a Aldeia situa-se a 8km da estação de comboios da Funcheira.
Camioneta: em Ourique (a 13km da Aldeia) existe ligação