quarta-feira, janeiro 14, 2009

EM ALMODÔVAR, DIA 16

.
NO DIA 16, SEXTA FEIRA
VAMOS TER EM ALMODÔVAR:



I Encontros da Escrita do Sudoeste
No próximo dia 16 de Janeiro a mais antiga escrita peninsular,
ainda hoje indecifrável, estará uma vez mais em destaque na vila de Almodôvar.

O Museu da Escrita do Sudoeste de Almodôvar (MESA) criado em 2007 em torno de um dos maiores ícones da Idade do Ferro do Sul de Portugal (Baixo Alentejo/Algarve) – as estelas com Escrita do Sudoeste –, tem desencadeado um crescente interesse e investimento na investigação e divulgação deste património arqueológico que tem o seu epicentro nos Concelhos de Almodôvar e Loulé.

Nesse sentido, no dia 16 de Janeiro de 2009, são promovidos os “I Encontros da Escrita do Sudoeste”, numa parceria entre as Autarquias de Almodôvar e Loulé. Estes Encontros terão lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Almodôvar a partir das 14h , e contarão com a intervenção do Prof. Doutor Amílcar Guerra (Faculdade de Letras e Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa) sobre “Os mais recentes achados e o futuro da investigação sobre a Escrita do Sudoeste”. Recorde-se que há 20 anos que este arqueólogo, conjuntamente com o Prof. Doutor Carlos Fabião, levam a cabo o projecto de escavação e investigação do sítio arqueológico das Mesas do Castelinho (Almodôvar), onde em Agosto passado foi descoberta uma das mais importantes estelas com Escrita do Sudoeste (Estela Mesas do Castelinho).

A esta intervenção, seguir-se-á a apresentação do “Projecto ESTELA” que, numa primeira etapa, procura sistematizar a informação sobre a Escrita do Sudoeste. É um Projecto promovido pela Autarquia de Almodôvar, da responsabilidade dos arqueólogos Samuel Melro e Pedro Barros.

Foi este projecto que levou recentemente à descoberta de um novo monumento – a Estela de Corte Pinheiro (Loulé) –, que às 16h será apresentado publicamente no MESA, por iniciativa conjunta do Presidente da Câmara Municipal de Almodôvar António José Messias do Rosário Sebastião, e do Presidente da Câmara Municipal de Loulé - Sebastião Francisco Seruca Emídio.

IN - cmalmodovar