quinta-feira, janeiro 08, 2009

ÁGUAS SANTAS DA HERDADE

.
AGUAS SANTAS DA HERDADE
UM LUGAR PERDIDO NA
PLANÍCIE COM ÁGUAS
MILAGROSAS.

No final deste ultimo Verão visitei um lugar improvável no meio da planície alentejana.

Fica no caminho Almodôvar - Mertola,perto de São João dos Caldeireiros, algures no meio de nada.Para lá chegar há que enfrentar, depois de sair da estrada, um caminho poeirento mas muito belo, cheio de narureza e cheiro a terra.


As Águas Santas são assim uma espécie de "quase-termas", não como Vimeiro ou Vidago, não têm Hoteis nem piscinas, e até nem tem árvóres frondosas ou sombras, mas que as águas da sua nascente curam, là isso curam, dizem as pessoas que lá vão bebê-las ou nelas banhar-se.
A água sabe a ovos podres, mas depois de ingerir um copo dela, logo vem dois ou três profundos arrôtos e uma agradável sensação de bem estar.


Em vez de hoteis por lá existem umas casas simples , umas mesas e uma banheira talhadas em pedra.


Há muitos anos, contaram-me ,havia famílias inteiras que ali acampavam, por vezes durante uma semana, para bebendo e banhando-se na água da nascente, procurarem a cura de males de reumático e estômago.
Muitas vezes vinham a pé de muitos kilómetros, ou de carroças puxadas a bestas cavalares.



"Natureza da água:
Sulfúrea sódica

Indicações ( de populares):
Doenças músculo-esquelética, (reumático) estômago e da pele

Como se fazem os tratamentos

Aquecem a água da nascente, e transportam-na para as banheiras, o que não é tarefa fácil, já que da nascente ao local de aquecimento a fogo directo vão 20 m. Depois de aquecida é transportada em baldes para as banheiras que se encontram nas duas construções a 30 e a 40 m. "Cada banho leva 12 baldes, metade fria e metade quente."

Instalações/ património construído e ambiental


Neste local da Ribeira de Oeiras há um vau de passagem para veículos, e a montante uma poltra para a passagem de pessoas, a jusante da nascente. O local da nascente é no próprio leito da ribeira, num pequeno poço de secção rectangular (70 x 50 cm). A água emerge de uma fissura da rocha a 1,5 m de profundidade, num caudal que deverá rondar os 20 litros/minuto (pelo tempo de encher 50 l. Na margem direita, a 20 m da ribeira, encontra-se o local onde se aquece a água, dois muros baixos em pedra paralelos, sobre os quais se colocam bidões de 200 litros para onde a água é bombeada. A uma distância de 30 m, a uma cota mais elevada, encontram-se três casas, em bom estado de conservação. Uma destas casas é actualmente utilizada como armazém e as outras duas servem de alojamento aos aquistas, num total de 10 quartos cada um, com a banheira de cimento a nível inferior ao chão.
É também nesta margem que se encontra o pequeno bar e o recente parque de merendas da junta de freguesia.

Na margem esquerda encontram-se mais duas casas. A primeira tem um pátio com parreira, caiada anualmente; a outra é um balneário em ruínas, com três tinas em cimento."

Historial
Com uma curta menção em "Águas e Termas Portuguesas" (1918: 15): “No concelho de Mértola existem várias nascentes de águas minero-medicinais, sulfurosas, uma na margem esquerda do Guadiana, muito próxima da sede de concelho; outra na chamada Ribeira de Oeiras, da freguesia de S. João dos Caldeireiros, a 12 km da vila; e outra ainda na mesma ribeira, próximo ao chamado Monte das Mourenas." As casas foram construídas nas décadas de 1930-40 pelos proprietários das herdades que confinam com a nascente, como zona balnear e terapêutica para seu gozo e de seus amigos.


Em 2004 a Junta de Freguesia de S. João de Caldeireiros, com o apoio do Programa Leader + , mandou construir uma zona de merendas junto da Ribeira de Oeiras,


conforme reza a placa: “Parque de Merendas da Água Santa da Herdade de Santa Maria/ 2004/ Património: F. de S. João de Caldeireiros”. Este parque consiste numa série de


mesas e bancos em cimento, à sombra de esteiras de canas, onde crescem uns tímidos plátanos. A zona, segundo um dos testemunhos, é bastante procurada ao fim-de-semana.
"

É um local a visitar, sobretudo se se padece do estômago ou de reumático, dizem.